Data para a realização do próximo exame será divulgada por meio de um edital que vai ser lançado no dia 22

As secretarias da Educação (Seduc) e do Planejamento e Gestão (Seplag) divulgaram, ontem, o adiamento da segunda etapa do concurso público para professores da rede estadual de ensino. A mudança de data deve-se a questões operacionais alegadas pela organizadora do concurso, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB). A prova seria realizada nos próximos dias 12, 13, 19 e 20 de dezembro.

Estão sendo ofertadas quatro mil vagas para professores, de todas as disciplinas, em todo o Estado do Ceará. Nesta segunda etapa serão avaliados 5.485 candidatos e destes 4.800 vão para a terceira fase do exame.

Nessa segunda prova os candidatos participam de uma prova prática. Eles terão que ministrar uma aula na disciplina em que está concorrendo. O tema apresentado será escolhido por meio de um sorteio.

Segundo a coordenadora de Gestão de Pessoas da Seduc, Marta Emília Silva Vieira, o cronograma das provas deve ser fechado na próxima terça-feira, 15, pois esse é o dia em que a Secretaria vai se reunir com os Organizadores do concurso para que todos os detalhes sobre as datas sejam definidos.

“No dia 22 de dezembro estaremos lançado um edital informando a nova data para a realização da segunda fase do concurso” explicou Marta Emília.

A coordenadora ressaltou que o resultado da segunda etapa deverá ser divulgado também através de um novo edital, assim como deve acontecer com a divulgação das datas do terceiro e quarto exames.

“Após sair o resultado da etapa anterior nós lançaremos a data para a próxima fase, sempre nesta ordem”, garantiu a representante da Secretaria.

A coordenadora da Seduc lembrou, ainda, que após serem lançados todos os editais vão poder ser vistos no endereço eletrônico do Cespe na internet.

O candidato para conseguir uma das vagas terá que passar por mais duas fases.

Na terceira prova, vem a fase que compreende um programa de capacitação profissional com carga horária de 180 horas/aula e, por fim, a última etapa que vai englobar o exame de títulos.

As três primeiras fases do concurso terão caráter eliminatório e classificatório, e a última de caráter apenas classificatório.

Após todas as etapas do concurso, os aprovados vão ocupar o cargo de professor, classe pleno I, com remuneração inicial de R$ 1.327,66 para uma carga horária de 40 horas semanais, e salário de 663,83 para 20 horas semanais. Para se submeter ao concurso público, todos os candidatos precisam ter curso superior completo, com nível de licenciatura plena.

A primeira etapa do exame aconteceu no dia 1º de novembro. Os 25.153 candidatos inscritos foram submetidos a uma prova com 60 questões objetivas de múltipla escolha. O resultado foi divulgado apenas no último dia 26.

As disciplinas que tiveram o maior número de inscritos foram Língua Portuguesa, com 5.873; Matemática, com 3.625; História, com 3.488 e Biologia, com 3.302. As provas com maior numero de concorrência foram Educação Física com 12,67; 12,14 para a disciplina de História; 11,28 para Biologia e 9,32 para Língua Portuguesa. O último concurso da Seduc havia sido realizado em 2003, com 6.448 vagas ofertadas.

FONTE: Diário do Nordeste Editoria: Cidade Data: 11/12/09