2012.06.Juscelino.Parana.pO secretário de Aposentados e Assuntos Previdenciários da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e secretário geral do Sindicato APEOC, Juscelino Linhares, em debate realizado com professores em Curitiba, Paraná, destacou estudo que pretende mapear a real situação dos aposentados e pré-aposentados. O professor Juscelino, durante a explanação, também enfatizou a política das referidas entidades na direção de fortalecer, ainda mais, a luta dos aposentados.

Segundo Juscelino, é cada vez mais evidente, em todo o país, o processo de desvalorização dos trabalhadores aposentados. “Não recebemos o devido valor, a começar pelos salários defasados, a ausência de paridade e isonomia. E tudo isto dificulta a vida desta parcela da categoria. E é uma situação que não se resume a um Estado ou região, mas se repete em todo o Brasil”, observou.

E é exatamente este cenário que levou a Confederação a planejar uma pesquisa, coordenada pela pesquisadora e professora de pós-graduação em Psicologia da Universidade de Brasília (UnB) Ione Vasquez, que subsidiará a criação de programas para auxiliar os docentes a planejar o final da carreira e aproveitar esta fase da vida com qualidade. “O estudo será lançado no dia 15 de junho (sexta-feira). Queremos saber a situação real dos aposentados e dos pré-aposentados. E o enfoque neste segundo grupo se deve ao fato de muitos, ao se aposentar sem planejamento, acabam sofrendo uma grande decepção”, destacou o diretor da CNTE e do Sindicato APEOC.

2012.06.Juscelino.Parana.01.p2012.06.Juscelino.Parana.03.p2012.06.Juscelino.Parana.05.p2012.06.Juscelino.Parana.02.p

De acordo com Juscelino, é uma tremenda ironia que o trabalhador que exerce uma profissão tão importante para o desenvolvimento do país amargue, ao se aposentar, uma situação de abandono e desrespeito. “Todo mundo quer meter a mão no salário do aposentado, todos querem tirar uma parcela. E os aposentados, infelizmente, vivem sérias dificuldades quando, na aposentadoria, deveria ter uma vida digna e uma velhice saudável. Hoje, os educadores aposentados, em sua maioria, não recebem sequer o suficiente para custear a compra de medicação necessária para tratar os problemas de saúde que, muitas vezes, são decorrentes de uma vida exercendo uma profissão na educação”, alertou.

Aposentados, sim. Inativos, nunca! O secretário nacional de Aposentados também enfatizou a importância da mobilização desta parcela da categoria. Segundo ele, existem quadros que precisam ser revertido, e projetos que precisam ser apoiados. “Permanece a luta contra a PEC 41/2003 e contra o fator previdenciário. Além disso, surge no cenário a Emenda Constitucional 70/2012, que corrige a injustiça contra os aposentados por invalidez que viam seus proventos serem cortados pela metade. A PEC 555/2012, por sua vez, vem no sentido de impedir a contribuição previdenciária dos aposentados”, informou.

Com tanto trabalho pela frente, o professor Juscelino Linhares diz que é essencial prontidão dos aposentados para a luta permanente. Segundo ele, encontros como estes, organizado pela APP-Sindicato (Sindicato dos Professores do Paraná), são estratégicos para a defesa de direitos que estão constantemente sob ataque.  “Estes encontros são de grande relevância, porque aqui discutimos nossos problemas e vamos reivindicar da CNTE e da Central Única dos Trabalhadores uma atuação plena em favor dos trabalhadores aposentados, para que estes vejam garantidos e respeitados seus direitos de uma vida saudável”, avaliou.

A mesa do debate foi composta pelo secretário de Aposentados e Assuntos Previdenciários da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e secretário geral do Sindicato APEOC, Juscelino Linhares, acompanhado do assessor jurídico do Sindicato APEOC, advogado Ítalo Bezerra, e pela secretária de Aposentados da APP, professora Tomiko Kiyoku Falleiros. O encontro ocorreu na última terça-feira (05/06/2012).

Aposentados, sim. Inativos, nunca!

(Fonte: APP-Sindicato e APEOC)