O Sindicato APEOC vem por meio desta nota, repudiar o posicionamento do Senador Eduardo Girão, que na noite desta quarta-feira (12), publicou em suas redes sociais, apoio a retomada das aulas presencias em meio a toda essa pandemia. Senador, aulas se recuperam, Vidas não!

O retorno das aulas presencias é essencial, porém, é mais essencial ainda, prezar pela vida de cada estudante, professor, trabalhador e familiares. Não existe retorno às aulas sem segurança, sem escolas reestruturadas, cumprindo os protocolos de saúde necessários para o funcionamento adequado das instituições de ensino.

O posicionamento do Senador Eduardo Girão é uma atitude irresponsável, que pode colocar em risco a saúde dos alunos, professores e de todos aqueles que têm contato com essas pessoas, aumentando de maneira exponencial o número de casos de Covid-19 no Estado.

Para se pensar em retorno às aulas, há um conjunto de estratégias que deve ser pensado, como a condição sanitária nas escolas e no transporte escolar, a quantidade de alunos atendidos, o respeito a carga horária do professor, apoio psicológico aos alunos e profissionais da educação, realização de testes, dentre outros.

O nosso Sindicato manifesta publicamente que os profissionais da educação do Ceará não estão convencidos que é possível cumprir todos os requisitos acima expostos, de forma responsável, para garantir um retorno às aulas presenciais com segurança no atual momento.

O isolamento social é atualmente a única medida efetiva de controle da pandemia e a suspensão das aulas presenciais é fundamental para manter a condição de isolamento eficaz. Estamos tratando de um assunto bastante delicado e ninguém, muito menos um Senador da República, deveria colocar outros interesses, como o financeiro, à frente das vidas que podem ser ceifadas. Aulas se recuperam, vidas não!