A semana começou com um grande evento virtual em prol da aprovação do PL 10.880, que garante a subvinculação dos Precatórios do FUNDEF para os professores, no Senado Federal.

O relator do PL da subvinculação, Sen. Rodrigo Cunha (PSDB-AL), foi o convidado especial da live campeã de audiência transmitida nesta segunda-feira por meio da Frente Norte Nordeste pela Educação, que tem os professores Anizio Melo (APEOC) e Rui Oliveira (APLB) como coordenadores.

Parceiro na luta pela aprovação do PL da subvinculação, o senador destacou a força determinante da Frente Norte Nordeste nas decisões do Congresso Nacional e se colocou à disposição para fortalecer as articulações em Brasília, bem como parabenizou as organizações que fazem parte da Frente.

Diversos sindicatos, entidades estudantis, vereadores(as) e centenas de profissionais da educação das regiões Norte e Nordeste acompanham e participaram da transmissão ao vivo.

Vários(as) coordenadores(as) da Frente fizeram explanações e perguntas ao relator, a saber: Giovanni (Sintab) – Paraíba; Mateus (Sintep) – Pará; Reginaldo Pinheiro (Apeoc) – Ceará; Raimundo Oliveira (Simproessema) – Maranhão; Gilberto (Sinprop) – Pernambuco; Ana Cristina (Sinteam) – Amazonas.

Confira a seguir alguns informes e deliberações do encontro virtual:

1- Leitura do PL da subvinculação ainda nesta semana;
2- Será pedida a urgência para o PL 10.880;
3- Sen. Rodrigo Cunha já fez contato com o Presidente do Senado;
4- Presidente da Comissão de Educação do Senado está sendo articulado para apoiar o PL 10.880;
5- Senador relator Rodrigo Cunha vai articular audiência de representação da Frente Norte Nordeste com o presidente do Senado.

Além disso, ficaram estabelecidas as seguintes orientações da coordenação da Frente Norte Nordeste:

1- Aumentar pressão virtual pela aprovação da subvinculação no Senado com a hashtag #SenadoPL10880JÁ;
2- Pressão nos Senadores de cada estado pela aprovação do PL da subvinculação;
3- Ida à Brasília de Comissão da Frente;
4- Convidar mais entidades e parlamentares para comporem Frente Norte Nordeste;
5- Divulgar informativos da Frente;
6 – Apoiar a retirada dos Precatórios do FUNDEF do teto de gastos.

Defender a subvinculação é uma missão de todas as entidades, parlamentares e sindicatos que compõem a Frente Norte Nordeste.

“Transformamos o impossível em possível,  tornar o sonho realidade depende da crença e da luta de todos e todas. O PL 10.880 tem o DNA de nossa resistência, a aprovação na Câmara dos Deputados precisa ser completada no Senado Federal. Com força, fé e coragem garantiremos a vinculação para a educação e a subvinculação para os profissionais do magistério. A Frente Norte Nordeste pela Educação derrotará os calotinhos, os calotes e o calotão!”, afirmou o Professor Anizio Melo.