O Sindicato – APEOC luta em defesa da valorização profissional do professor, da professora e do servidor na rede pública de ensino no nosso Estado.

Essa visão do Sindicato – APEOC em defesa dos seus associados ocorre pela falta de sensibilidade dos gestores públicos. Todos nós sabemos que o professor é a principal coluna de sustentação do sistema educacional, portanto, investir no professor é lhe proporcionar auto-estima profissional; salário justo; oportunidade de ascensão funcional, oportunidade para conclusão de cursos de capacitação e de especialização; estabilidade e efetividade no cargo conquistado através de concurso público; legislação não vulnerável aos caprichos dos gestores públicos, transitórios e dependentes de conveniências políticas, sempre não adequadas à sustentabilidade de programas efetivos e comprometidas com o desenvolvimento econômico do país e com o bem-estar da nação. Fazer isso é investir não somente no professor, mas na escola e no aluno.

Então por que não existir um Plano Nacional de Cargos, Carreiras e Salários para a Educação Básica? E neste seja tratado, especificamente, dos direitos e das obrigações funcionais do professor e do servidor da educação, agora, reconhecido por lei como profissional educador, mediante formação básica em nível médio ou superior para docência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio.

O Sindicato – APEOC defende a melhoria da educação como fator dependente do êxito de um pré-processo de valorização do profissional, ou seja, do professor e do servidor habilitado como educador.

Investir no profissional da educação é pensar em país desenvolvido e com bem-estar social, senhores gestores públicos. Imaginar o contrário é estagnar sonhos e perspectivas de um povo no patamar de subdesenvolvimento, diz a presidenta do Sindicato – APEOC, professora Penha Alencar.