Os 497 delegados e delegadas do 12º Congresso da Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE) elegeram por unanimidade, na manhã do último sábado (12/05), a nova Direção Executiva da entidade para o triênio 2012-2015. O evento consagrou como presidenta Joana D’arc Barbosa Almeida, a mais jovem sindicalista a presidir uma instância estadual da Central e a segunda mulher a liderar a entidade cearense. [Galeria de Fotos]
Joana Almeida tem 30 anos e, na atual gestão da CUT-CE, ocupou a Secretaria Geral. Ela é oriunda do Sertão dos Inhamuns, do município de Crateús, e representante da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (FETRAECE).
A sindicalista iniciou suas atividades de militante no ano de 2000, quando foi coordenadora do Coletivo de Juventude Rural em sua cidade. Está há nove anos atuando na Central, tendo passando pela Coordenadoria Regional da CUT e por diversas secretarias, dentre elas a Secretaria de Organização Sindical e a de Mulheres.
A liderança feminina exaltou a forte unidade confirmada no Congresso e enumerou os desafios da próxima gestão, que incluem a ampliação do diálogo com outros atores da sociedade e a defesa da liberdade e autonomia sindical.
A executiva contempla todos os principais segmentos que se organizam dentro da Central no estado, com 214 delegados de sindicatos urbanos, 219 trabalhadores e trabalhadoras rurais e 64 servidores municiais.
Discurso
“Quero dizer para vocês que é uma honra ser cutista, ser da direção e ser indicada e apoiada por todo o conjunto do movimento para ser presidenta de uma central sindical que é forte, não só porque é grande, mas porque faz a luta, tem história e reconhece os direitos dos trabalhadores”, discursou Joana.
“A alegria aumenta ainda mais por ser jovem mulher e rural. É um privilegio liderar a CUT. Nosso desafio é fortalecer a CUT e não admitiremos projetos individuais, pois pensaremos no conjunto de todos os trabalhadores e o nosso compromisso é com todas as entidades sindicais e os 14 ramos que compõem a nossa composição. Vamos trabalhar conjuntamente dialogando e com a perspectiva da unidade mantendo a CUT Ceará como referência de luta no Brasil. Onde houver um trabalhador sendo injustiçado, estaremos lá defesa”, assegurou a nova presidenta.
Ela destaca ainda a importância da aprovação da paridade entre mulheres e homens na nova diretoria. “A emancipação e luta das mulheres passa a ser mais que uma prioridade e uma orientação, torna-se uma política, levando em consideração que a mulher tem um papel estratégico e protagonista na sociedade, que agora eu tenho o orgulho de representar ao ocupar a presidência”, comenta.
Repercussão
Presidente da CUT-CE de 2009 a 2012, Jerônimo Nascimento falou com emoção ao comentar o resultado do processo que confirma a força e a capacidade de composição da entidade.
“Temos o desafio de compor uma nova direção para uma grande entidade, que aglutina 300 sindicatos de trabalhadores urbanos, trabalhadores rurais e de servidores municipais. A CUT é este casamento, onde a gente se doa e a família cresce e a gente tem que ter a capacidade política de compor com aqueles que compõem o dia a dia. Saio feliz, com o deve cumprido e dobrado, primeiro porque estamos aqui passando a presidência para uma mulher, com orgulho de no Ceará estarmos consolidando a tese da paridade na nossa direção sindical”, enfatiza.
A executiva contempla todos os principais segmentos que se organizam dentro da Central no estado, com 214 delegados de sindicatos urbanos, 219 trabalhadores e trabalhadoras rurais e 64 servidores municiais.
(www.cutceara.org.br)
O Sindicato APEOC participou em Beberibe (Litoral Leste), no último sábado (12/05), do 12º Congresso da Central Única dos Trabalhadores no Ceará com 50 delegados e, mais uma vez, integra a Executiva Estadual da CUT com o professor Hélder Nogueira Andrade assumindo a Secretaria-Geral. O professor Hélder é representante de base do Sindicato APEOC e leciona nos colégios estaduais Jenny Gomes e Estado do Pará.APEOC foi o Sindicato que contou com o maior número de delegados no Congresso Estadual da CUT. A posse da nova diretoria da Central Única dos Trabalhadores no Ceará acontece no próximo mês de junho. No Estado, a CUT congrega mais de 300 entidades. [Galeria de Fotos]
Composição da diretoria executiva da CUT-CE:
- Presidência: Joana D’arc Barbosa Almeida
- Vice-presidência: Francisco Wil e Silva Pereira
- Secretaria Geral: Helder Nogueira
- Secretaria de Administração e Finanças: Carmem Silvia Santiago
- Secretaria de Comunicação: Ataíde Oliveira
- Secretaria da Mulher Trabalhadora: Maria Ozaneide de Paula
- Secretaria de Formação: Lucia Maria Silveira de Queiroz
- Secretaria de Juventude: Ari Ferreira do Nascimento
- Secretaria de Organização e Política Sindical: Glaydson Antônio Rodrigues Mota
- Secretaria de Políticas Sociais: Maria José Soares de Lima
- Secretaria de Relações de Trabalho: Francisco Gomes Sobrinho
- Secretária de Saúde do Trabalhador: Telma Maria de Castro Dantas
- Secretaria do Meio Ambiente: Roberto Luque de Souza
- Secretária pela Igualdade Racial: Antônio Ricardo Lima.