O Sindicato APEOC participou do 9º Encontro Nacional de Funcionários da Educação da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação), realizado nos dias 07 e 08 de março na cidade de Ipojuca, Pernambuco. A entidade também esteve presente no Encontro Latino-americano de Funcionários/as de Escolas nos dias 09 e 10, no mesmo local.
As funcionárias Solange Sousa, Ana Lúcia Medeiros, Veralúcia Beserra, Salete dos Santos e Tereza Cristina Borges foram as representantes do Sindicato APEOC nos dois eventos.
Os encontros reuniram educadores de todos os estados brasileiros e de oito países da América Latina que debateram Piso Salarial, Carreira e Formação, diretrizes curriculares do curso Profuncionário, além de estudarem o estatuto de seus Sindicatos e o fortalecimento dos direitos por meio dos sindicatos. Os participantes trocaram experiências vivenciadas nos diferentes estados e países latino-americanos.
O Departamento de Funcionários da Educação do Sindicato APEOC informou nos eventos que desenvolve políticas voltadas para aos funcionários do Ceará. O Profuncionário está ativo desde 2005 e o IFCE é o ofertante, estando na 3ª edição.
A realidade dos funcionários, profissionais, técnicos e administrativos da Educação tanto do Brasil quanto dos países latino-americanos não é muito diferente. Durante os encontros, ficou nítida a necessidade de se debater mais o papel que os sindicatos desempenham na conquista e garantia de diretos para essa categoria que há bastante tempo está na invisibilidade, apesar da legislação vigente. A Lei N° 12.014 reconhece os funcionários como profissionais da Educação. O artigo 61 da Lei diz que todos que estão no espaço educacional com profissionalização (PROFUNCIONÁRIO) têm direito ao Piso. Unificar o Piso e a carreira está na Lei. Vamos fazer valer essa Lei, lado a lado com professores e funcionários dentro de um sindicato unificado e fortalecido.