14882150 997828633660084 4808658062332372395 opTeve início na manhã desta quinta-feira (03), na sede da CUT-CE, em Fortaleza, o Curso de Gestão Sindical e Organização e Representação Sindical de Base (ORSB) da Central. O treinamento é uma realização das Secretarias Nacionais de Administração e Finanças e Formação da CUT Brasil, em parceria com a Escola Nordeste de Formação e as respectivas secretarias das centrais estaduais. O encontro ocorreu no auditório da Central Estadual. A abertura das atividades contou com a participação do secretário nacional de Finanças da CUT, Quintino Severo, que fez uma análise de conjuntura.

A abordagem do curso privilegia o debate sobre as principais questões políticas, jurídicas, administrativas e contábeis que envolvem a estratégia de gestão sindical CUTista; o aprofundamento da democratização dos processos de tomadas de decisões nas entidades, bem como potencializar a metodologia do Orçamento Participativo na gestão sindical e contribuir na consolidação de uma política de financiamento das instâncias e políticas da CUT.

14971438 1075249789239026 322327229 npSindicato APEOC presente!

Helano Maia, secretário geral do Sindicato APEOC; Alessandro Carvalho, representante do Sindicato APEOC na CNTE; Fernanda Sousa, responsável pelo Coletivo de Mulheres; e Teresinha de Jesus dos Santos, secretária de Assuntos Femininos, participam do curso. O secretário estadual de Finanças da CUT e também representante do Sindicato APEOC na CNTE, Helder Nogueira, está na coordenação do treinamento.

Análise de conjuntura

Quintino Severo, secretário nacional de Finanças da Central Única dos Trabalhadores, apresentou o novo cenário político-econômico vivido pelos brasileiros em 2016. “Nada é comparável ao que estamos vivenciando agora: um período pós-golpe, um golpe que já foi consolidado e que tem dizimado conquistas históricas da classe trabalhadora. Esse golpe também coloca em risco a democracia e a fragiliza. Nossa democracia está fragilizada, pela mídia, pela direita e pelas concessões do Judiciário. Articulou-se um conjunto de atores em um conjunto de ataques”.

Para o dirigente nacional, um dos maiores perigos representados nesse cenário atual é o crescimento da direita no Brasil. “O ataque à democracia passa por isso”, disse ele, que demonstrou ainda preocupação com o poder Legislativo: “O Parlamento brasileiro deixou de ser um instrumento de formular políticas e propostas para o país. Ainda para Quintino Severo, as consequências do golpe deverão ser algo mais prolongadas, “porque têm componentes que não estão na política, mas na ação da direita articulada internacionalmente”. Ele apontou, com preocupação, a retomada do neoliberalismo, os ataques aos direitos e ao estado brasileiro.

O presidente da CUT-CE, Wil Pereira, aproveitou sua fala para enfatizar o compromisso da Central estadual com seus sindicatos filiados e movimentos sociais com a resistência ao golpe. Citou como exemplo dessa resistência a Caravana da Democracia, que vem sendo realizada em parceria com a Escola Nordeste de Formação da entidade. Na abertura do curso, também foi apresentado um documentário sobre a primeira fase da Caravana, que percorreu oito municípios do Estado, além de bairros de Fortaleza e Região Metropolitana.

Gestão e Formação – Eixos importantes

Os cursos de Gestão e Formação que tiveram início nesta quinta-feira propõem um percurso formativo com caráter transversal ao envolver as diferentes dimensões da existência de uma entidade sindical, para promover uma compreensão ampliada e necessária da inserção destas no âmbito do projeto político da CUT no século XXI. “Esperamos que esses cursos se tornem uma semente no processo tipicamente CUTista de formação sindical, ou seja, garanta novos cursos, ações políticas e a definição coletiva dos rumos do projeto político inerente à existência da nossa central”, enfatizou o coordenador do curso e secretário de Administração e Finanças da entidade, professor Helder Nogueira.

Para a secretária de Formação da CUT-CE, Lúcia Silveira, este é o momento de qualificar os ramos sindicais ligados à Central estadual. “Esses cursos são frutos de uma política nacional de formação da CUT”.

Com informações da CUT-Ceará