itapiuna 2.300xDurante este fim de semana, integrantes da direção do Sindicato APEOC estiveram em cidades do Interior do Estado promovendo debates com professores e estudantes, além de assembleias com professores dos municípios. Ao todo, a entidade esteve em seis cidades: Itapiúna, Fortim, Boa Viagem, Varjota, Tauá e Quixadá.

 Itapiúna

itapiuna.300xO presidente do Sindicato APEOC, Anizio Melo, conduziu neste sábado (26), um debate com estudantes, professores e trabalhadores da cidade de Itapiúna sobre os efeitos da PEC 55. O debate ocorreu no Centro Comunitário de Itapiúna e contou também com a presença de Willame Macedo, integrante da Associação Cearense de Estudantes Secundaristas (ACES).

Durante o encontro, foram debatidos os impactos da PEC 55 na Educação bem como os efeitos negativos da proposta nas demais áreas sociais, como Saúde e Assistência Social. A PEC 55, que atualmente tramita no Senado, prevê o congelamento dos gastos públicos pelos proximos 20 anos.

Fortim  

Em Fortim, a entidade também esteve presente para debater com a categoria sobre os impactos da PEC 55 na Educação Pública. O encontro ocorreu neste sábado (26), na Escola Municipal Maria Luiza. O representante do zonal de Fortaleza, Mikaelton Carantino,  conversou com os docentes sobre a pauta de reivindicações da categoria para o ano de 2017. Além disso, o assessor jurídico do Sindicato APEOC, Augusto Neto, prestou atendimento jurídico aos professores da rede municipal de Fortim.

fortim.300fortim 2.300x

Boa Viagem

boa viagem.300xNa cidade de Boa Viagem, o vice-presidente do Sindicato APEOC, Reginaldo Pinheiro, o assessor sindical, Kim Lopes, a presidente da comissão municipal, Socorro Leocadio, e o vice-presidente, Ivandir Vieira,  conduziram uma numerosa assembleia com professores da rede municipal na Escola Municipal Benjamin Alves da Silva. No encontro, ocorrido neste sábado(26), foram avaliadas as conquistas de 2016 e definidas as prioridades para o ano de 2017. A representante do Conselho do Fundeb, Ana Clécia, também estave presente e deu informes acerca do rateio do Fundeb.

boa viagem 2300xDentre as prioridades, a categoria apontou como urgente uma reforma na lei de ampliação definitiva de carga horária, visto que muitos professores não foram contemplados pela lei anterior. Além disso, foi tratada a implantação do reajuste dos professores do município, e a efetivação de um terço da carga horária para planejamento dos profissionais do magistério. A entidade ja vem reivindicando estas e outras pautas com o prefeito da cidade Boa Viagem.

O Sindicato APEOC solicitou uma audiência com o prefeito da cidade,  Antônio Vieira Assef, para tratar da pauta de reivindicações dos professores.

Varjota

Ocorreu neste sábado (26) a posse da comissão municipal  do Sindicato APEOC da cidade de Varjota, no interior do estado. A comissão é formada pelo presidente Robson Lima, a vice-presidente, Maria de Jesus,  a secretária geral, Maria Leoniza, e o tesoureiro Adail Pontes.

varjota 2.300xvarjota.300x

A posse ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Varjota e foi conduzida pelo secretário geral do Sindicato APEOC, Helano Maia. Os representantes foram eleitos após a realização de uma assembleia com os profissionais da Educação do município, ocorrida no dia 12 de novembro.

A partir de agora, a Comissão Municipal de Varjota do Sindicato APEOC deve conduzir o processo de luta e negociações com o poder executivo local.

Tauá

No município de Tauá, o assessor jurídico da entidade, Ítalo Bezerra, conduziu uma reunião com professores da cidade sobre a reformulação do Plano de Cargos e Carreiras do município. Na ocasião, Ítalo tirou dúvidas, explicou questões relativas ao assunto para os docentes e esclareceu sobre a Previdência do município de Tauá.  O encontro ocorreu neste sábado (26) na Escola Municipal Joaquim Pimenta e também contou com a participação do presidente da comissão municipal de Tauá, Auci Oliveira.

Quixadá

quixada 1.300xNa cidade de Quixadá, região central do estado, o Sindicato APEOC promoveu no último sábado (26) uma reunião de confraternização com professores aposentados. O encontro foi comandado pela tesoureira geral do Sindicato APEOC, professora Penha Alencar, e pela professora Lilá Costa.

 

quixada 3.300xquixada 2.300x