Dirigentes do Sindicato APEOC estiveram na Secretaria de Educação (Seduc) em uma ação em defesa do financiamento da Educação Pública e pela valorização do Magistério. Foram coletadas assinaturas dos servidores que  participavam das comemorações pelo Dia do Professor. A atividade faz parte do início da campanha de mobilização da categoria em apoio ao Novo Fundeb. O evento ocorreu no último sábado (18).

Estavam presentes o presidente do Sindicato APEOC, Anizio Melo; e o secretário-geral, Helano Maia. Os dirigentes da entidade conversaram com os presentes e explicaram a necessidade de tornar o Fundeb permanente. Para Anizio Melo, é preciso revitalizar o Fundo com novos recursos e aumentar a complementação da União. “O Fundeb perde a validade em 2020, mas nossa luta não é só para torná-lo permanente, e sim para que o fundo avance revigorado”, afirmou.

Novo Fundeb

A luta do Sindicato APEOC pela revitalização do financiamento da Educação vem crescendo.  A entidade tem sido protagonista nesta batalha em todo o país, alertando trabalhadores, prefeituras, governos, parlamentares e as entidades sindicais parceiras para a necessidade urgente de provocar um debate nacional em torno do Novo Fundeb.

Em setembro deste ano, o Sindicato APEOC realizou uma audiência pública na Assembleia Legislativa com participação de companheiros de sindicatos do Norte e Nordeste, além de parlamentares, representantes do Estado e das prefeituras do Ceará. Foi um momento muito rico para estimular a discussão sobre o financiamento da Educação e a urgência de tornar o Fundeb permanente e revigorado, com novos recursos da União.