A presidente do Sindicato – APEOC, professora Penha Alencar, já confirmou à imprensa que solicitou à secretaria de Educação do Estado, audiência para obter resposta oficial de como está em tramitação as reivindicações dos trabalhadores em educação na rede pública estadual de ensino, discutidas, pessoalmente com o governador Cid Gomes, no início de sua campanha eleitoral.

Em face dessa campanha, o governador assumiu compromisso que, logo após concluído o processo eleitoral, se reeleito, autorizaria o início do processo de atendimento aos pleitos propostos pelo Sindicato – APEOC, com implantação tão logo finda o impedimento de ordem preestabelecida pela legislação eleitoral, ou seja, em primeiro de janeiro de 2011.

Portanto, para isso ter eficácia a partir do primeiro dia útil do ano novo é necessário que se inicie o processo de negociações entre os representantes do governo e do Sindicato – APEOC.

Reivindica o Sindicato a implantação da progressão horizontal com efeito retroativo a setembro de 2009, para 100% os professores e, consequentemente que sejam pagos os valores gerados em favor dos trabalhadores. Agora, em setembro passado, de 1010, é o segundo ano sem implantação da gratificação progressão horizontal estabelecida em lei conquistada com muita luta pelos professores apoiados pelo Sindicato – APEOC.

O Sindicato – APEOC ainda está reivindicando o pagamento do reajuste salarial diferenciado que deveria ter ocorrido em julho de 2010. Outro compromisso do governador Cid Gomes que deve ser resgatado a partir de primeiro de janeiro do ano novo.

Outros itens da proposta de pauta do Sindicato – APEOC, entregue ao governador Cid Gomes serão discutidos nessa audiência que solicitou a professora Penha Alencar à secretaria Izolda Cela, da SEDUC.