Em ofício datado do dia 27 de setembro de 2012, a Superintendente do ISSEC, Sra. Lúcia Rocha Lima Montenegro, responde ao ofício 073/2012 do Sindicato APEOC.
Em sua resposta, a Superintendente, dentre outras coisas, ressalta que o ISSEC é custeado integralmente pelo Tesouro do Estado e que apesar dos editais de credenciamento e suas prorrogaçõe, “alguns propensos credenciados não apresentaram a documentação exigida no referido edital como Hospital São Raimundo ou não manifestaram interesse em um novo contrato como Cooperativa do Médicos Anestesiologistas do Estado do Ceará (Coopanest), Hospital Cura D´Ars e Cooperativa dos Endoscopistas (Coopend).
A Superintendente diz ainda que “na busca de solucionar os problemas dos hospitais e de outros credenciados insatisfeitos com a remuneração paga pelos serviços, elaborou estudo para implantação de uma nova tabela própria e com base na Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos praticada no mercado”.
Disse que o Estudo já foi aprovado pelo governo e que em breve tais valores seriam publicados no Diário Oficial do Estado.
O Oficio também elenca os diversas consultas e procedimentos ofertados pelo ISSEC.
Destaca o agendamento de procedimentos que tem por objetivo eliminar filas. Diz que são oferecidas duas consultas médicas eletivas a cada 30 dias e que os usuários podem realizar o procedimento sem a necessidade do deslocamento do servidor até a sede do órgão. Ressalta que as consultas são em especialidades diferentes e que não sejam marcadas para o mesmo dia.
O Sindicato APEOC reconhece o esforço dos servidores que são lotados no ISSEC, isso é comprovada diariamente ao procurarmos o referido Instituto de Saúde nas demandas que surgem de nossos sócios, nas audiências, respostas, etc., porém há a necessidade do Governo do Estado aportar mais recursos para o órgão, isso é inarredável.
Somos sabedores, que ao contrário do Município de Fortaleza (IPM SAÚDE), não contribuímos diretamente para o ISSEC, nossa contribuição no Estado é para a previdência; ocorre que o financiamento da saúde dos professores e servidores vem acontecendo há tempos e mesmo com dificuldades não temos dúvida ao afirmar que o ISSEC passa por momentos difíceis causando transtornos àqueles que mais precisam de seus serviços.
O Sindicato renova a reivindicação ao Governo do Estado de aportar mais recursos para o ISSEC, pois isso é direito e deve ser uma política de valorização do servidor público estadual.
Veja aqui na íntegra o OFICIO do ISSEC dirigido ao Sindicato APEOC