Desafios da Política Social na Contemporaneidade – Universidade de Brasília (UnB).
Sindicato APEOC participou entre os dias 02 e 04 de outubro do seminário internacional que reuniu professores, pesquisadores e militantes de universidades e movimentos sociais da América Latina.
Os desafios da política social na contemporaneidade foi o foco dos debates nos três dias do seminário internacional.
Os participantes de vários países da América Latina refletiram sobre a natureza e a extensão de suas políticas sociais no âmbito das tensões inerentes as disputas de concepção que permeiam a ordem sócio-política atual. Enfrentar a hegemonia neoliberal e afirmar novos caminhos contra-hegemônicos para o desenvolvimento é o grande desafio contemporâneo.
Enfrentar questões como a desigualdade social no âmbito da concentração da renda; as tensões no âmbito da concepção das políticas públicas entre a assistência social e a proteção previdenciária para os trabalhadores e trabalhadoras; além da grave financeirização do cotidiano, principalmente dos organismos sociais e estatais. São primordiais para avançar na utopia revolucionária latino-americana, garantir unidade nas lutas e diversidade na afirmação das alternativas desenvolvidas nos diversos países do continente.
O Sindicato APEOC foi representado pelo professor Helder Nogueira Andrade (Secretário Geral da CUT-Ce) e evidenciou a relevância das discussões sobre o direito à educação no Brasil. Um processo que deve ser pautado pela ruptura com o modelo privatista neoliberal de mercantilização da educação e construa novas experiências que definam o desenvolvimento nacional com inclusão, igualdade, democracia e emancipação das maiorias.
A gestão democrática da educação foi o eixo destacado pelo professor Helder para tratar da qualidade da educação socialmente referenciada. A gestão democrática da educação deve ser fortalecida à luz do novo Plano Nacional de Educação como um dos eixos fundamentais para garantir a valorização dos profissionais da educação e o fortalecimento contínuo da comunidade escolar. É preciso estabelecer de forma objetiva na legislação que versa sobre a educação nacional marcos que definam claramente as demandas sociais e políticas para garantir de fato o direito à educação pública e democrática.