Uma escola não se faz só com professores. Convicto da real importância de todos os profissionais  que compõem as unidades educacionais em todo o Estado e municípios, o Sindicato APEOC tirou a deliberação política de criar o Departamento de Funcionários da Educação. Neste sentido, foi estabelecida uma comissão pro-departamento de funcionários da educação; comissão que terá a tarefa de mobilizar, articular lideranças, propor e realizar eventos com este valoroso quadro da educação cearense.

A construção da identidade profissional do segmento funcionários e sua integração à categoria dos  trabalhadores da educação, tem conseguido avanços recentes como  a Lei 12.014/09, a Resolução CNE/CEB nº 02/2009, a Lei 11.494/2007, entre outros.

A luta desses profissionais pelo reconhecimento, dignidade e, acima de tudo, pela valorização de seu trabalho, é tarefa da qual não nos furtaremos. O Sindicato APEOC, através da comissão (pro-departamento de funcionários da educação) pretende construir uma agenda de luta e negociação com os governos estadual e municipais, para garantir carreira e salários aos referidos profissionais. Para a construção deste processo, a comissão provisória conta com as funcionárias Maria Guerrilde, Ivonilde Martins, Tereza Cristina, Tereza Cavalcante e Ana Lúcia, companheiras combativas e com história dentro da categoria.

A comissão já tem uma grande tarefa que é a de organizar o Primeiro Encontro Estadual dos Funcionários da Educação, com previsão para início do mês de outubro 2011, e participação da CNTE.

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE EXIGE DIGNIDADE!