Sim, nós conquistaremos! Com responsabilidade com a categoria e compromisso com a sociedade

AUDIÊNCIA ENTRE O GOVERNADOR CID GOMES E O SINDICATO APEOC REALIZADA NESTE 18 DE MAIOA Campanha Salarial e Educacional 2010 do Sindicato APEOC tem como eixo: Plano de Carreira já!Para Manter, Recuperar e Avançar em nossas conquistas. Neste sentido, a direção do Sindicato APEOC traçou como meta estratégica centrar objetivo na readequação do Plano de Carreira do Magistério e formulação de um Plano de Carreira para os funcionários de escolas da área administrativa, técnica e de serviços no sentido de valorização de todos os profissionais da educação.

Para esta difícil empreitada, o Sindicato APEOC compreendeu a necessidade de articular ações no campo jurídico, informação e formação dos trabalhadores em educação, mobilização criativa, capacidade de proposição e investimento em pesquisas e estudos sobre a educação pública em nosso estado.

A realização de 11 encontros regionais em todo o Ceará sobre as bases para formulação de planos de carreira, reuniram diretamente cerca de 3.000 trabalhadores em educação, com subsídios fornecidos pelo Sindicato APEOC através da Cartilha: Construindo Nosso Plano de Carreira para Garantir Nossa Dignidade. Também a realização de audiências públicas, seminários e debates sobre temas de nossa pauta de reivindicações formaram um cinturão de informação e subsídios, que culminaram com a apresentação da Proposta de Readequação do Plano de Carreira construída pela categoria e organizada pelo Sindicato APEOC.

Ao final da nossa última greve, o Sindicato APEOC garantiu termo de compromisso junto ao Ministério Público que indicava ao governo estadual a formação de uma comissão para readequação do Plano de Carreira do Magistério até dezembro de 2009. Quando do descumprimento do termo de compromisso por parte do governo estadual,  o Sindicato APEOC, de forma brilhante, acionou a justiça no sentido do respeito à Lei do Piso Nacional 11.738 e ao acordo assinado.

Na reabertura da Assembléia Legislativa em 02 de fevereiro de 2010, o Sindicato APEOC promoveu uma vigília em defesa do piso e do plano de carreira na Assembléia Legislativa. A ação responsável e inteligente da direção do Sindicato APEOC e sua base,  conseguiram furar o bloqueio e arrancamos um contato direto com o Governador Cid Gomes,  onde o chefe do executivo recebeu as propostas reivindicatórias da categoria,tendo o Governador se comprometido a receber em audiência o Sindicato APEOC.

Diante da promessa do governador de receber a categoria, o Sindicato APEOC durante os meses de fevereiro, março, abril e início de maio não parou um só momento de cobrar do governo estadual o atendimento dos pleitos da categoria através de mobilizações todo dia 16, que simbolizam a conquista da lei do piso e a luta para sua implantação, sendo que no último dia 16 de maio foi realizada com sucesso a 1ª Bicicletada em Defesa da Educação e do Meio Ambiente.

Durante este período não podemos esquecer  de citar a realização do Grande Seminário sobre a Valorização dos Funcionários de Escolas promovido pela CNTE/SINDICATO APEOC/ASSEEC/CUT,  com representação do interior e capital,bem como, várias mobilizações pelo interior do estado.

Destaca-se o investimento em produção de material informativo e formativo, tais como: cartilhas sobre plano de carreira (15.000), publicação ” Retratos da Escola” com estudos e pesquisas  que tiveram repercussão na mídia nacional e local (20.000 exemplares),Cadernos de Textos sobre o Conae e Plano de Carreira (1000),Revista Mátria em parceria com a CNTE (500),6 notas oficiais pagas nos jornais de circulação local, jornais murais CNTE/APEOC (6.OOO),fortalecimento do Programa de Rádio do Sindicato APEOC: Educação em Debate,  veiculado pela Rádio Cidade AM 860 de Fortaleza, aos sábados de 11h às 12h.

Esta pequena retrospectiva serve para mostrar que o Sindicato APEOC, ao garantir ser recebido diretamente pelo governo estadual, reflete o acerto da nossa estratégia e tática e a força da nossa categoria. A canalização de nossa luta para o campo da responsabilidade e da radicalidade da competência  deve enfrentar os que, apenas, se escondem na radicalidade verbal e nas ações sem resultados concretos  para a categoria.

Portanto, garantimos o processo para readequação do nosso Plano de Carreira que será transparente e participativo graças ao esforço e a obstinação de um Sindicato de lutas e conquistas.
A LUTA CONTINUA!

Fotos: Queiroz Neto, Coordenadoria de Imprensa Casa Civil – CE


Veja também:

Informes e resultados da 2ª audiência entre o governador Cid Gomes e o Sindicato APEOC realizada neste 18 de maio

2ª audiência entre o governador Cid Gomes e o Sindicato APEOC realizada neste 18 de maioDando sequência  ao processo de cobrança da pauta de reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras da rede publica estadual de ensino, o Sindicato APEOC foi recebido em audiência  pelo governador Cid Gomes na residência oficial do governo estadual no complexo do Palácio da Abolição. O governador esteve acompanhado do secretário executivo, Maurício Holanda, e da coordenadora de recursos humanos da Seduc, Marta Emília.

A direção do Sindicato APEOC, após amplo debate e argumentações, conseguiu os seguintes resultados. Lei mais