O Sindicato APEOC, a CNTE e as entidades estudantis UBES, ACES e UNEFORT visitaram nesta terça-feira (6) mais uma escola da rede estadual de ensino para verificar as condições sanitárias do local.

A instituição de ensino visitada foi a EEM Padre Coriolano, maior escola da rede estadual no município de Pacajus e segunda maior da CREDE 09. Mais uma vez verificamos um enorme esforço e preocupação dos gestores em relação a segurança dos trabalhadores e alunos, mas sem investimentos governamentais necessários para garantir um retorno presencial com as devidas condições sanitárias, conforme o protocolo 18 do Decreto do Governo do Estado que autoriza o retorno às aulas presenciais.

A escola carece, por exemplo, de reforma nos banheiros e sinalização nos corredores e salas. Além disso, há a preocupação com relação ao controle de aferição e distanciamento no transporte escolar, e sequer foi realizado (ou marcado) nenhum teste para identificação da COVID-19 em professores e profissionais da educação da escola.

Nas visitas, temos constatado que os materiais de proteção têm sido adquiridos com verba da própria escola (PDDE), as quais ainda não receberam suporte financeiro, estrutural ou material necessários da Secretaria da Educação (SEDUC).

Continuamos lutando pelo não retorno às aulas presenciais em 2020 e cobramos mais investimentos na democratização, para professores e alunos, dos meios para a realização das aulas remotas e um maior financiamento para garantir a estrutura física e sanitária necessária às escolas da rede estadual de ensino.