Publicado o Decreto que institui Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica

O documento também dispõe sobre o Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público – Profuncionário.

Os funcionários de educação estão agora incluídos na Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. Publicado no último dia do ano (31/12) no Diário Oficial da União (DOU), o Decreto 7415/10 inclui em seus artigos, os funcionários da educação.

“Foram anos de luta da CNTE no MEC”. Agora, a Política Nacional de Formação traz as diretrizes de carreira para os funcionários da educação.

A União fomentará o acesso à formação inicial dos funcionários por meio do Profuncionário. Comemorou o coordenador Nacional do DEFE, João Alexandrino de Oliveira. Para Alexandrino, a publicação do decreto representa o cumprimento de uma promessa do Ministro da Educação, Fernando Haddad, feita à CNTE. Além disso, o fato das ações já estarem valendo vai ajudar na gestão do novo governo. A nova presidenta já vai encontrar as políticas direcionadas para os avanços que ela propõe;, afirmou.

O decreto prevê também a participação de entidades como a CNTE, o Consed e a Undime na formação do conselho gestor do Profuncionário. Com o apoio deste comitê, o Ministério da Educação deverá elaborar diagnósticos para as necessidades dos profissionais da educação básica e, assim, coletar informações sobre pontos como a formação continuada e inicial dos cursos e outros dados que forem considerados relevantes. (CNTE).

Anexo na integra o Decreto.