Estamos em um momento de muita expectativa. A categoria, através do seu Sindicato, anseia por definições. O Sindicato APEOC vem travando com o governo um debate público em torno de nossa pauta de reivindicações. Avançamos em questões conceituais, como: valorização da remuneração inicial da carreira; não extinção da classe de nível médio; garantia de pagamento dos ganhos salariais referentes à negociação, retroativos ao mês de junho. Exigimos na negociação o cumprimento das pendências anteriormente conquistadas e garantimos a execução das mesmas (quando alguns não acreditavam); pagamento das progressões horizontais 2009 e 2010 e, lembrando, sem avaliação de desempenho e retroativa para 100% dos aptos.

Garantimos, ainda, em Lei, a equiparação salarial dos professores temporários com os efetivos, em início de carreira, resultado de nossa luta pelo trabalho decente (OIT). Sendo assim, agora, com esta vitória, toda vez que o professor graduado, em início de carreira, tiver acréscimo salarial, inclusive derivado do Plano de Carreira, os professores temporários obterão o mesmo índice de reajuste. Tudo isso foi conquistado na luta do Sindicato APEOC em defesa do magistério, sem abrirmos mão da luta por concurso público.

edital_21072011No entanto, para o Sindicato e a categoria, isso não responde integralmente a nossa pauta de reivindicações. Queremos uma proposta que repercuta em toda a carreira e não pela metade; desse principio não abrimos mão. Nos últimos três meses a mobilização tem sido uma constante: dia de paralisação, três assembleias, vários zonais, reuniões em  escolas e encontros regionais no interior do estado. Nesse tabuleiro, nossa nova jogada foi o lançamento da pesquisa sobre a situação salarial dos professores das redes estaduais no Brasil, pesquisa que mostra o Ceará pagando o 5º pior salário do país  –  matéria  com repercussão nacional.

Não temos duvidas que esse movimento de divulgação da pesquisa mexeu com o governo. Agora, nossa tarefa é construir uma grande Assembleia Geral para o dia primeiro de agosto. Neste sentido, encontros regionais já estão agendados como o da Região Norte, dia 28 de julho na Câmara de Vereadores de Sobral, às 08 horas, regional do Cariri, dia 29 de julho no CEJA de Crato, às 09 horas. Outros encontros estão sendo agendados, e todos os esforços feitos para mobilizarmos nosso exército de trabalhadores da educação. Cada professor e professora na capital e interior deve ser, neste momento, um mobilizador  de nossa grande Assembleia Geral do dia primeiro de agosto, às 15 horas, no Ginásio Paulo Sarasate.

Traçamos nossos objetivos estratégicos de combate para o momento: piso e carreira, e deles não abrimos mão!

Todos à Assembleia Geral!

Dia: 1º de agosto.
Horário: 15h.
Local: Ginásio Paulo Sarasate.