logocanae2Dos dias 19 a 23 de novembro/2014, cerca de quatro mil delegados eleitos pelos sindicatos filiados à CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) participam, em Brasília, da 2ª Conferência Nacional de Educação (CONAE).

Representam o Sindicato APEOC, instituição filiada à CNTE, seu vice-presidente, professor Reginaldo Pinheiro; Diretores: professores Kelma Cristina, Roberto Sérgio e Josilma Costa; e os professores Hélder Nogueira (Secretário-Geral da CUT-CE), e Marco Aurélio, representante de base do nosso Sindicato.

A CONAE coloca em debate o Plano Nacional de Educação (PNE) na articulação do Sistema Nacional de Educação, Participação popular, Cooperação federativa e Regime de colaboração.

Participam dos debates, das discussões e deliberações, os delegados que representam todas as etapas da educação pública e privada, gestores, trabalhadores, pais e estudantes, setores sociais e as instâncias do poder executivo.

O novo PNE apresenta 10 diretrizes e 20 metas e prevê formas de a sociedade monitorar e cobrar cada uma das conquistas previstas.

Além disso, há estratégias específicas para a inclusão de minorias, como alunos com deficiência, indígenas, quilombolas, estudantes do campo e alunos em regime de liberdade assistida.

Aqui no Ceará, o Sindicato APEOC, em preparação à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, promoveu e participou ativamente de conferências municipais e estadual, fóruns, tratando não somente do Plano Nacional da Educação, mas também da Nacionalização da Carreira, Valorização dos Profissionais da Educação, e aplicação dos recursos provenientes dos Royalties do Petróleo no FUNDEB.

“Aprovamos, no Ceará, a proposta da Nacionalização da Carreira. Agora levamos o debate para Brasília na CONAE 2014. Vamos defender também que os recursos dos Royalties sejam destinados ao FUNDEB para financiar o Piso Salarial e a Carreira dos Profissionais da Educação em todo o país”, declara o professor Anízio Melo, presidente do Sindicato APEOC.