Na manhã da última segunda-feira, dia 12, 3.383 aprovados no Concurso para o cargo de professor da rede estadual começaram a se apresentar, na Secretaria da Educação (Seduc), para tratar dos assuntos relacionados à nomeação, opção inicial pela carga horária e localização de exercício. Nesse primeiro momento, até o dia 21 de julho, o atendimento é destinado aos professores de Língua Portuguesa e Matemática. A apresentação dos convocados ocorrerá até 19 de agosto conforme cronograma publicado no edital Nº 010/2010 – GAB-SEDUC/CE.

A partir do dia 22 até 28 julho será a vez dos aprovados na disciplin as de Biologia e Química se apresentarem na Seduc. Em seguida, entre os dias 30 de julho e 5 de agosto serão os das disciplinas de Física e História. Do dia 9 a 12 de agosto será a vez dos aprovados em Geografia e Língua Inglesa. Os aprovados em Sociologia e Filosofia se apresentarão entre os dias 16 e 17 de agosto. E para finalizar, nos dia 18 e 19 de agosto será a vez dos professores das disciplinas de Educação Física, Arte-educação e Língua Espanhola.

Jucélio dos Santos, professor de Matemática aprovado no concurso, só fez elogios ao trabalho da equipe da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep) da Seduc. “O atendimento está ótimo, bem montado, super rápido e organizado”, frisou. Ilca de Carvalho, professora de Língua Portuguesa, recomenda que os convocados organizem a documentação antes da apresentação. “Eu estou achando o atendimento organizado e tranquilo. Procurei trazer todos o meus documentos em ordem para a gilizar o trabalho do pessoal da Seduc”, salientou.

Os convocados vão ocupar o cargo de professor, classe pleno I, referência 13, cuja remuneração inicial é de R$ 1.327,66 para 40 horas semanais de trabalho, e de R$ 663,83 para 20 horas semanais. A convocação leva em consideração o limite de vagas por disciplina: Arte-Educação(68); Biologia(308); Educação Física(181); Filosofia(117); Física(374); Geografia(289); História(298); Língua Espanhola(17); Língua Inglesa(249); Língua Portuguesa(662); Matemática(919); Química(396) e Sociologia(122).

O Concurso reuniu 25.153 inscritos e ofertou 4 mil vagas. O processo foi composto de quatro etapas: prova escrita que aprovou 12.672 candidatos; prova prática, cuja aprovação foi de 4.390 inscritos; programa de capacitação profissional e exames de títulos, que respectivamente, classificaram 3.913 e 3.842 pessoas. “Eu achei o processo do concurso muito cansativo. Para mim, a fase mais complicada foi a capacitação”, destacou Jariza Augusto Rodrigues, aprovada em Língua Portuguesa.

Os aprovados não querem criar muitas expectativas com o desafio de atuar na rede estadual de ensino, mas esperam o melhor, como é o caso dos professor Jucélio. “Espero com o meu trabalho contribuir para a qualidade de ensino e melhorar os índices educacionais”, disse. “A gente sabe que não é fácil, mas vamos tentar fazer o melhor”, finaliza a professora Ilca.

Atualmente, a rede estadual é responsável pelo atendimento de 540 mil alunos em 642 escolas. Conforme acompanhamento da Seduc, a matrícula no Ensino Médio corresponde a 382 mil estudantes.

Fonte: site SEDUC