O Sindicato APEOC parabeniza a todos os professores, gestores, alunos, familiares e profissionais da Educação, pelo desempenho que tem feito do Ceará destaque nacional em Educação.

De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anizio Teixeira, o Ceará vem desempenhando há 12 anos o melhor resultado da Educação Fundamental no país. Em 2019, o estado demonstrou a maior evolução histórica nos anos iniciais do ensino fundamental do (1º ao 5º ano), passando dos 2,8 de 2005 para 6,3 no ano passado.

O indicador é composto por dois tipos de dados: aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e desempenho dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em língua portuguesa e matemática.

Os resultados do (IDEB), colocando o Ceará em posição de destaque quando o assunto é educação fundamental, é reflexo do trabalho conjunto dos professores, estudantes e profissionais da Educação. A comunidade escolar unida por uma Educação Pública de qualidade.

Apesar dos bons níveis na educação fundamental, temos um grande desafio nas etapas do ensino médio. E para isso, precisamos mais do que nunca valorizar nossos profissionais, qualificar as unidades de ensino, estimular o conhecimento e proporcionar a cada educando a oportunidade de um futuro melhor por meio da Educação de qualidade.

O financiamento da educação, através do aumento dos recursos da educação pública com o FUNDEF e FUNDEB, também foi de fundamental importância para a elevação dos índices da educação, uma vez que forneceu as condições estruturais da educação básica e das carreiras de seus profissionais. Isto demonstra nosso acerto na luta pela aprovação do Novo FUNDEB.

Mantemos a cobrança por mais investimentos e valorização profissional, a fim de manter os números positivos, assegurar o que já conquistamos, como a melhor Carreira do Magistério do país, e lutar contra os retrocessos, sejam eles advindos do governo federal, estadual ou municipais.