O Sindicato APEOC tem movimentado Fortaleza e o interior do Ceará na 20ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública. A Jornada de Lutas está a todo vapor. Para o presidente Anizio Melo, é a hora de fortalecer a Semana Nacional da Educação, o 1º de Maio, construir a Greve Nacional da Educação e seguir rumo à Greve Geral, contra a DEFORMA da Previdência e na defesa dos Precatórios do FUNDEF, Pré Sal e Novo FUNDEB, além de cobrar o cumprimento da Pauta Estadual dos Profissionais da Educação.
19 de Abril Em Juazeiro do Norte, na Sexta-feira Santa, o diretor da APEOC, professor Aurélio Matias, e profissionais da Educação, subiram ao Horto e aos pés da estátua de Padre Cícero disseram não à DEFORMA da Previdência.
22 de Abril Em audiência na última segunda-feira, diretores da APEOC e representantes dos movimentos estudantis UBES, UNEFORT e ACES, reuniram-se com a conselheira do TCE/CE, Patrícia Saboya, para tratar da subvinculação dos Precatórios do FUNDEF. Anizio Melo falou sobre a decisão do TCE sobre a não subvinvulação dos Precatórios do FUNDEF, seguindo o que foi decidido pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Patrícia Saboya mostrou-se solicita a causa, afirmando que o dinheiro deve ser utilizado também para a valorização dos profissionais da Educação. Afirmou ainda que está à disposição do Sindicato. A APEOC realizou ainda debates sobre a DEFORMA da Previdência e Financiamento da Educação nos municípios de Morrinhos e Chorozinho.
23 de Abril Na terça-feira, a direção executiva da APEOC aprovou a adesão à Greve Nacional da Educação no dia 15 de maio, ação promovida pela CNTE, para defender o financiamento da Educação, como o Novo FUNDEB, Precatórios do FUNDEF e Royalties para Educação, contra a DEFORMA da Previdência. Anizio Melo afirmou que agora é fortalecer a Semana Nacional da Educação, o 1º de Maio, construir a Greve Nacional da Educação e seguir rumo a Greve GERAL, contra A DEFORMA da Previdência, na defesa dos Precatórios, Pré Sal e Novo FUNDEB, além de cobrar o cumprimento da Pauta Estadual dos Profissionais da Educação. A APEOC realizou também debates sobre a DEFORMA da Previdência e Financiamento da Educação nos municípios de Palhano e em escolas da capital.
24 de Abril Em Morada Nova, Várzea Alegre e Fortaleza, diretores da APEOC realizarão debates sobre Financiamento da Educação, DEFORMA da Previdência e Greve Nacional da Educação.
25 de Abril Na quinta-feira será a vez dos municípios de Jaguaribe e Camocim debaterem a Greve Nacional da Educação e os pontos da Pauta Nacional e Estadual, como financiamento e Campanha Salarial 2019.
26 de Abril Lançamento da Frente Norte/Nordeste em Defesa da Educação na Paraíba. Será realizado em Campina Grande, no auditório do Colégio Damas, a partir das 14h. Mas a APEOC não para. Em Acaraú e Juazeiro, serão realizados debates sobre a DEFORMA da Previdência, que atinge em cheio os professores e professoras, que terão de trabalhar 10 anos a mais, sem a garantia da integralidade.
- Reunião Executiva APEOC sobre a Greve Nacional da Educação
- Reunião com a conselheira do TCE, Patrícia Saboya
- Protesto contra a DEFORMA da Previdência em Juazeiro do Norte
- Projeto Chão da Escola – Escola Estado do Paraná
- Projeto Chão da Escola – Escola Castelo Branco