480767 181486512000587 1859469236 p“Se o presente é de luta, o futuro nos pertence!”
(Che Guevara)

Ser jovem no Brasil não é fácil.

Apesar dos avanços com a ampliação do acesso ao Ensino Superior e da Lei de Cotas, somente 14% da juventude brasileira consegue entrar na Universidade.

Presenciamos, diariamente, o extermínio da juventude.

Casos de jovens assassinados pelo Ronda do Quarteirão não são atos isolados, mas fruto do completo fracasso da política de segurança do Estado do Ceará e da constante perseguição aos jovens, em especial aos/às negros/as da periferia.

Entre 2000 e 2010, a capital cearense subiu da 21ª para a 6ª posição em número de homicídios contra jovens.A taxa subiu de 13,4% para 41,1%.No mesmo período, a variação estadual do índice se apresentou superior às médias regional e nacional. O Ceará registrou aumento de 148,8%, o que posicionou o estado na 7ª colocação no país.

Fortaleza é a 9a. capital brasileira em que os jovens estão mais vulneráveis à violência.

Em 2010, foram 113 jovens brancos assassinados, frente a 670 jovens negros. De 2000 a 2010, 43,5 mil mulheres morreram no Brasil vítimas de assassinato. A maioria das mulheres vítimas de agressão tem entre 15 e 29 anos. Apenas uma delegacia em Fortaleza precisa dar conta dos casos que chegam a ser notificados.

A Dura Realidade dos Jovens

Sabemos da dura realidade das jovens que sofrem com a dupla e tripla jornada de trabalho tendo que conciliar trabalho e estudo e ainda estar sujeitas a largar os estudos, pois ao engravidarem, ainda terão de batalhar por creches e por políticas de permanência para jovens mães. Além disto, repudiamos essa sociedade de mercado que expôem as mulheres como mercadorias prontas a serem consumidas. Sabemos que a COPA 2014 vai ser um grande evento para o Estado do Ceará, mas não podemos permitir que este evento traga a legalização da prostituição e o aumento da exploração sexual.

Desde muito cedo aprendemos que para termos uma vida digna é preciso vencer uma batalha por dia, tendo que conciliar trabalho e estudos, e nessa trajetória os jovens são inseridos de forma precária no mundo do trabalho. Somos contra o voluntariado na copa! Somos a favor, e continuaremos a reivindicar, trabalho verdadeiramente decente para nossa juventude!

Para mudar essa realidade, e construir uma alternativa de futuro para a juventude, é preciso nos organizarmos e nos unirmos em torno de mudanças estruturais para a sociedade brasileira. Neste sentido, diversas entidades estudantis, juventudes do movimento social, dos/as trabalhadores/as do campo e da cidade, pastorais de juventude, juventudes feministas, coletivos de cultura, estão unidos por um ideal: mudar o país e conquistar mais direitos para a juventude.

Queremos construir um projeto de nação livre e soberana. Mas, para isso, é preciso garantir um conjunto de reformas estruturais, como 10% do PIB para a educação, democratização dos meios de comunicação de massa, discriminalização do aborto, cotas raciais e sociais, redução da jornada de trabalho e reformas agrária e urbana.

Convocamos todas as entidades e movimentos interessados a se somarem nesta luta, que acontecerá no dia 27 de março de 2013, às 8h, partindo da Praça da Imprensa até a Assembleia Legislativa do estado do Ceará (AL-CE).

Nossas principais reivindicações são:

  • 10% do PIB para educação pública;
  • 100% dos Royalties do Pré-sal para educação pública;
  • Mais investimentos nas Universidades Estaduais;
  • Cotas raciais e sociais para as universidades estaduais;
  • Creches;
  • Criação da Comissão Estadual da Memória e da Verdade;
  • Criação de mais Delegacias da Mulher e equipamentos de prevenção e apoio às vitimas de violência doméstica.