Na terça-feira, dia 05/08, representantes do Fórum Estadual de Educação (FEE), no Ceará, reuniram-se no auditório João Frederico Ferreira Gomes, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE).
O Sindicato APEOC esteve representado e atuando nas discussões através de seu presidente, professor Anízio Melo; vice-presidente, professor Reginaldo Pinheiro; e do professor Hélder Nogueira, secretário-geral da CUT e representante de base do nosso Sindicato. [+ fotos]
O Fórum tem como objetivo principal participar do processo de concepção, implementação e avaliação da política estadual de educação básica e superior, além de acompanhar e avaliar os impactos da implementação do Plano Nacional de Educação (PNE).
Desde dezembro de 2011, o Ceará conta com o Fórum Estadual de Educação e organiza-se seguindo as orientações e os procedimentos estabelecidos pelo Fórum Nacional de Educação. No encontro, na Assembleia Legislativa do Ceará, na terça-feira (05/08), também esteve presente representante do Ministério da Educação (MEC).
Em novembro próximo, do dia 19 ao dia 23, acontece em Brasília a Conferência Nacional de Educação (CONAE).
Os sete eixos da CONAE abrangem várias áreas da Educação, exigindo a participação de toda a comunidade escolar, governo e diversos movimentos sociais, entidades e instituições.
Para o presidente da APEOC, professor Anízio Melo, o Fórum Estadual de Educação é um espaço precioso para discussão da qualidade da educação, gestão democrática, diversidade, justiça social, financiamento da educação, valorização dos profissionais do ensino, e efetivação do Plano Nacional de Educação (PNE).
Acrescenta Anízio Melo: “Fizemos, neste evento, a defesa do fortalecimento do Fórum e de nossas bandeiras – Nacionalização da Carreira dos Profissionais da Educação e Royalties no FUNDEB para valorização dos trabalhadores em educação”.
Eixos da CONAE:
- O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação;
- Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos.
- Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente.
- Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.
- Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.
- Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.
- Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.
Sindicato APEOC: Lutando para manter e ampliar conquistas.
Royalties e Valorização – a melhor combinação!