O Governo do Estado assinou no Palácio de Iracema contrato com a Caixa Econômica Federal para aquisição de 247 ônibus destinados, exclusivamente , ao transporte escolar dos alunos da rede pública na zona rural. Em 2009, serão adquiridos 100 veículos enquanto os demais estarão disponíveis em 2010.

A iniciativa beneficiará inicialmente 22 municípios que aderiram ao Programa Caminho da Escola. Os novos ônibus terão equipamentos de acessibilidade, com uma cadeira especial que poderá ser descida até o nível do solo para embarcar alunos com dificuldade de locomoção. Os ônibus também possuirão tacógrafo eletrônico e GPS, o que irá garantir maior segurança e permitir o controle do trajeto, dos tempos de percurso de paradas, de consumo e combustível.

Os 22 municípios beneficiados são: Araripe, Bela Cruz, Cariré, Coreaú, Crateús, Barbalha, Croatá, Eusébio, Farias Brito, Horizonte, Independência, Iracema, Irauçuba, Itarema, Limoeiro do Norte, Mauriti, São Gonçalo do Amarante, Tabuleiro do Norte, Tauá, Ubajara, Uruoca e Viçosa do Ceará.