O Sindicato APEOC esteve representado no Seminário “VI Artefatos da Cultura Negra”, realizado de 31 de agosto a 04 de setembro de 2015, nas cidades de Crato e Juazeiro do Norte, Região do Cariri cearense.
Os diretores Fábio Lopes (Secretaria de Assuntos Intersindicais), Gorete Leandro (Secretaria de Formação) e Kim Lopes (Assessor Sindical), participaram dos debates, além de estabelecerem contatos com outras organizações e pesquisadores presentes ao evento.
O evento teve como alguns de seus objetivos contribuir na formação de professores da região e promover diálogos entre pesquisadores na temática africana e afrodescendente.
A Secretaria de Formação do Sindicato APEOC tem como foco e projeto contribuir na luta pela implementação da Lei 10.639/03, que cobra dos sistemas de educação a realização de atividades e promoção de cursos na formação de professores em educação das relações étnico-raciais.
A Lei nº. 10.639/03 altera a LDB nº. 9.394/96 nos seus artigos 79A e 79B que, até então, não propunha em seu corpo legal a obrigatoriedade da discussão das questões voltadas à temática.
Diante desse contexto e movidos pelo desejo de promover uma educação que combata o racismo é que nasce, no ano de 2009, a proposta do “Artefatos da Cultura Negra”, que se encontra na 6ª edição.
A sociedade brasileira é constituída por diferentes grupos étnico-raciais que a caracterizam, em termos culturais, como uma das mais ricas do mundo.
Entretanto, sua história é marcada por desigualdades e discriminações, especificamente contra negros e indígenas, impedindo, desta forma, seu pleno desenvolvimento econômico, político e social.
Sindicato APEOC: Por uma educação plural, inclusiva, humana!