O Sindicato APEOC retomou nesta quinta-feira (28), as visitas as escolas da rede estadual de ensino para averiguar se os prédios adotaram as medidas sanitárias contra o COVID-19 que encontram-se no protocolo 18 do Governo do Ceará.

Neeste primeiro dia foi a EEFM César Cals, em Fortaleza. De forma coletiva, a comunidade escolar da referida escola entrou em consenso e optou por iniciar o ano letivo de 2021 de forma remota.

Também foram visitadas às escolas Amália Xavier, em Juazeiro do Norte, e Juvêncio Barreto, no Crato, onde conversamos com professores e gestores sobre o início do ano letivo. As escolas estão fazendo uma consulta com professores e pais de alunos para saber a melhor forma de retorno e, mesmo sem a definição, já estão se adequando para um possível retorno híbrido.

As vistorias da APEOC às escolas da rede estadual foram iniciadas no segundo semestre de 2020, onde visitamos escolas em diversas credes e constatamos que elas não estavam aptas para garantir a segurança contra o COVID-19 em um possivel retorno presencial naquele momento.

No Diário Oficial do Estado de 27 de Janeiro, o Governo do Ceará informou que o início do ano letivo 2021 será no dia 1° de fevereiro, confirmando nossa conquista ao direito de opcionalidade dos professores escolherem entre a forma de ensino híbrida ou totalmente remota.

O Sindicato APEOC continuará verificando as adequações das escolas estaduais para assegurar medidas contra a COVID-19.

Participaram da visita em Fortaleza o presidente da APEOC, Anizio Melo, o vice-presidente, Reginaldo Pinheiro, o assessor jurídico, Augusto Neto, e o presidente da UNEFORT e ex-aluno da EEFM César Cals, William Matheus. No Cariri, participaram o diretor de formação sindical da APEOC, Aurelio Matias, e o dirigente da APEOC, Mikaelton Carantino.