2014-04-03 15.44.02O Sindicato APEOC realizou, no município de Itapipoca, dia 03/04/2014 (quinta-feira), mais uma Assembleia Regional efetivando Calendário construído pela direção da nossa instituição sindical e que tem por objetivo realizar 12 Assembleias Regionais em todo o estado do Ceará. (Veja Calendário das 12 Assembleias Regionais mais abaixo)

O Sindicato APEOC decidiu radicalizar na forma de consulta à categoria realizando essas 12 (doze) Assembleias Regionais até o dia 10 de abril, pois acredita que uma categoria que está presente nos 184 municípios do estado do Ceará, e que precisa ser ouvida, não pode ter sua participação restrita às decisões de assembleias realizadas apenas em Fortaleza.

Assembleia Regional em Itapipoca

A atividade teve inicio às 15h, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, localizado à Rua Dom Aureliano Matos, 625, Centro.

A Assembléia foi coordenada pelo Secretário para Assuntos de Formação Sindical do nosso Sindicato, Nagibe Nunes de Melo, e contou com a presença do Secretário para Assuntos Jurídicos, Sérgio Bezerra, e do Secretário Geral da CUT-CE, Helder Nogueira.

O professor Nagibe iniciou sua fala destacando a importância da radicalização do processo de democratização conduzido pelo Sindicato APEOC, definido a partir de referenciais e princípios como a descentralização das assembléias sindicais ampliando, assim, a participação dos sócios de todo o estado, a garantia do acesso e difusão das informações político-sindicais e a ampliação da representatividade dos sócios na tomada de decisões.

Informou, ainda, que este momento tem como objetivo primordial informar os profissionais da educação da rede estadual de ensino do estado do Ceará sobre o andamento das negociações da Pauta Emergencial dos Profissionais da Educação 2014.

O professor Sérgio Bezerra destacou o “passo a passo” das negociações, e os encaminhamentos da nossa pauta, com destaque para questões como: Vitórias relacionadas ao Extraclasse e às liminares da Era Tasso; Lei estadual do 1/3 de hora atividade para planejamento, inédita no país!; Efetivação dos decretos da Ampliação Definitiva de carga-horária, e ampliação do teto do auxílio alimentação; Finalização dos últimos Atos de Estabilidade; Auxílio alimentação para professores temporários; Aumento da PVR, e sua prorrogação até 2020, conforme FUNDEB; Valorização dos funcionários da educação; e a Descompressão da carreira.

O professor Helder Nogueira tratou da continuidade da estratégia de luta articulando a pauta local com a nacional, e destacou questões como: a Nacionalização da Carreira dos Profissionais da Educação com Diretrizes em Lei Federal – PL 2826/2011; O fortalecimento do FUNDEB com a destinação dos recursos dos Royalties para a Valorização dos Profissionais da Educação; A aprovação imediata do PNE com a destinação de 10% do PIB para a educação pública; e a aprovação de leis, nos estados e municípios, destinando os recursos dos royalties dos entes federados para a educação com vinculação específica para a valorização profissional.

Após esclarecimentos das dúvidas dos presentes foi decidido que o processo de negociação contínuo e qualificado desencadeado pela direção do Sindicato APEOC deve continuar no âmbito da comissão paritária APEOC – SEDUC.

Os pontos prioritários devem ser a DESCOMPRESSÃO DA CARREIRA e a HOMOLOGAÇÃO, CONVOCAÇÃO e POSSE dos classificados no concurso de 2013, dentre outros evidenciados no debate e devidamente registrados pelo coordenador dos trabalhos.

Veja, abaixo, o calendário das 12 Assembleias Regionais APEOC. Divulgue, e participe!

Calendário das 12 Assembleias Regionais APEOC:

Dia 03 de abril (quinta)

Regional Itapipoca – Edital de Convocação

15h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (Rua Dom Aureliano Matos, 625 – Centro – Itapipoca)

Regional Norte 01 – Camocim – Edital de Convocação

15h, na Associação Comercial (Rua João Thomé, 111, Centro – Camocim)

Dia 04 de abril (sexta)

Regional Norte 02 – Sobral – Edital de Convocação

15h, na Escola Estadual Jarbas Passarinho

Regional Serra da Ibiapaba – Edital de Convocação

15h, no Colégio Estadual Monsenhor Aguiar – Tianguá

Dia 05 de abril (sábado)

Regional de Crateús – Edital de Convocação

10h, no LAIS CLUB – Crateús

Dia 07 de abril (segunda)

Regional do Cariri – Crato – Edital de Convocação

10h, no Colégio Polivalente Gov. Adauto Bezerra (Rua Marcos Macedo, S/N – Seminário, Crato)

Regional do Cariri Oriental – Milagres – Edital de Convocação

16h, na EEEM Dona Antônia Lindalva de Morais (Rua Palmerindo Mendonça, s/n, Centro – Milagres)

Regional Centro Sul – Iguatu – Edital de Convocação

10h, na EEM Liceu de Iguatu Dr. José Gondim (Rua 25 de março, s/n, Iguatu)

Dia 08 de abril (terça)

Região Sertão Central – Quixadá – Edital de Convocação

10h, Local a definir

Região Vale do Jaguaribe – Russas – Edital de Convocação

10h, na EEM Governador Flávio Marcílio (Av. Dom Lino, 725 – Centro, Russas)

Dia 09 de abril (quarta)

Maciço do Baturité – Edital de Convocação

16h, no Liceu de Baturité Domingos Sávio (Av. Ouvidor Mor Victorino Soares Barbosa, 194 – bairro: Sanharão – Baturité)

Dia 10 de abril (quinta)

Região Metropolitana de Fortaleza

16h, Local a definir

Sindicato APEOC: JUNTOS, SOMOS MAIS FORTES!