O deputado Artur Bruno (PT) defendeu nesta terça-feira (08/06), em sessão plenária na Assembleia Legislativa, que cada professor da rede estadual de ensino seja contemplado com um computador portátil, conforme estabelece o projeto de indicação de sua autoria, aprovado ano passado na Casa. Para ele, a proposta visa auxiliar o professor no repasse do conteúdo, além de acelerar o processo de interação com os alunos ao permitir que eles possam ter suas dúvidas em sala de aula.

Na avaliação dele, a medida representa um ganho de um terço no tempo das aulas, que são atualmente ministradas por meio da cópia no quadro negro. “Ele (professor) vai ganhar 15 a 20 minutos numa aula, imagina o quanto isso significa durante todo o ano?”,indagou.

Nesse sentido, o parlamentar informou que o Sindicato dos Professores (Apeoc) elaborou documento, que será entregue à Mesa Diretora, apontando as razões pelas quais os equipamentos de vem ser doados e o quanto irão influenciar para a otimização da aprendizagem dos estudantes. Entre os argumentos, o petista destacou a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento de experiências com novas tecnologias.

Artur Bruno afirmou que o Governo do Estado tem condições financeiras para disponibilizar os computadores, que custarão, de acordo com ele, R$ 30 milhões aos cofres do Estado. “O Acquario é R$ 200 milhões. O que é mais importante?”, questionou, respondendo que a educação deve ser prioridade.

A proposta de munir o professor com o equipamento responde ao fato deste está inserido numa acelerada globalização, “num momento em que o mundo passa por uma terceira revolução industrial”. Ele acredita que para uma nação se desenvolver faz-se necessário investir principalmente na capacidade tecnológica dos profissionais. “O nosso País jamais será desenvolvido se a educação não for prioridade”, pondero u.

Artur Bruno reconheceu que o Ceará está “caminhando para uma melhoria da educação pública”. Ele afirmou que o governador acertou quando aderiu ao Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), alfabetizando crianças aos sete anos de idade. Segundo ele, o programa ajudou a melhorar o índice de alfabetização em 20% no Estado.

Em aparte, o deputado Guaracy Aguiar (PRB) e Neto Nunes (PMDB) reforçaram as palavras do petista, aderindo à campanha de munir o professor. “É preciso avançar”, disse Neto Nunes, destacando o empenho do governador na área da educação e se dizendo preocupado com o fato de muitos municípios não terem condições de investirem em escolas de tempo integral. “Porque o grande problema é que o pai e a mãe trabalham e as crianças ficam na rua”, acrescentou.
LS/AF

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da Assembléia Legislativa do Ceará