Professores realizaram manifestações contra redução (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)Votação ocorreu sob protestos na Câmara Municipal.
Três professores foram retiradas do plenário.

Os vereadores de Juazeiro do Norte aprovaram o projeto de lei do executivo que reduz os salários dos professores da rede municipal em até 40%. A votação ocorreu na tarde de quinta-feira (6), sob protestos e tumulto. Três educadores foram retirados do plenário e a polícia foi acionada.

Alguns vereadores pediram que a sessão fosse suspensa, mas o presidente da casa, vereador Antônio de Lunga, decidiu continuar. Ao final, o projeto foi aprovado por 12 votos a quatro. Quatro parlamentares não votaram porque não estavam presentes. O sindicato dos professores informou que vai pedir a anulação da sessão e ameaça realizar uma greve geral de professores.

Manifestações constantes

Essa foi a terceira manifestação de professores da rede municipal de ensino na cidade nesta semana. A votação do projeto de lei deveria ter ocorrido em sessão extraordinária na tarde desta terça-feira (4), mas foi cancelada devido ao protesto dos professores. A sessão teve de ser encerrada.

Na quarta-feira (5), os professores realizaram um movimento em frente a Câmara Municial pedindo que o executivo retirasse da Câmara de Vereadores o projeto de lei, eles afirmavam que a proposta é inconstitucional.

O Ministério da Educação estabelece o valor de R$ 1.567,00 como piso para docentes. Em Juazeiro do Norte, somando as gratificações, os professores recebem R$ 2.193,00. Segundo a Secretária de Educação, Célia Viana, diz que a redução é necessária.

“Nós precisamos fazer um reajuste nessa folha porque, como está, está sendo impossível pagar. A gente reconhece que, em certa parte, está atingindo os nossos servidores, mas a gente precisava mesmo rever isso”, disse.

Fonte: g1.globo.com


Nota de solidariedade aos profissionais da educação de Juazeiro do Norte

juazeiro g1 04062013O sindicato APEOC irmanado na luta dos profissionais da educação do município de Juazeiro do norte manifesta nosso total e irrestrito apoio a reação dos trabalhadores e trabalhadoras nesse município. Rechaçamos o ataque aos direitos e conquistas da nossa categoria, principalmente a proposta da atual gestão municipal que tenta destruir o PCCR. leia +