Nesta segunda-feira (27), o Sindicato APEOC deu início a uma caravana por todas as regiões do Ceará para a realização de 36 encontros da Assembleia Geral da Campanha Salarial de 2018 dos profissionais da Educação da Rede Estadual. Pela manhã, os dirigentes visitaram os municípios de Itapipoca, Baturité e Boa Viagem. À tarde foi a vez das cidades de Acaraú, Pacatuba e Quixadá. Até o dia 04 de dezembro, todas as regiões do estado serão visitadas, dando a oportunidade aos professores e funcionários das escolas da região de debaterem a Pauta de Lutas e aprovarem as diretrizes da campanha do ano que vem.
Acompanhe as fotos dos encontros na página do Sindicato APEOC no Facebook. Acesse AQUI.
Presidente na estrada!
O presidente estadual Anizio Melo começou a maratona de encontros pelo município de Itapipoca. Acompanhado do secretário executivo adjunto da CNTE, Alessandro de Carvalho; do assessor político, Roque Melo; e do representante regional, Nagibe Melo; Anizio destacou a importância da categoria compreender o tema do Financiamento da Educação, pauta-chave da Campanha Salarial. “Precisamos conhecer a difícil realidade das contas públicas diante da ameaça de extinção do Fundeb em 2020. Além de um fundo permanente, lutamos por uma maior complementação da União. Mas pra isso acontecer, devemos pressionar os nossos parlamentares federais a votar a favor das propostas de emenda constitucional que tramitam no Congresso”, reforçou.
Alessandro Carvalho, representante do Sindicato APEOC na CNTE, lembrou os ataques que a categoria vem sofrendo com a reforma trabalhista e os primeiros casos de terceirização no ensino público. “Essa precarização imposta pelo presidente golpista é apenas o começo. Se a reforma da Previdência for aprovada, a situação dos servidores públicos irá ficar ainda mais difícil. Precisamos urgentemente nos insurgir contra essas medidas”, afirmou.
Em Itapipoca, os professores presentes também contribuíram com o debate. Tiraram dúvidas sobre questões corporativas e aceitaram o desafio proposto pelo sindicato de se engajar ainda mais na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores da Educação. Em todos os municípios os participantes dos encontros receberam um kit de informativos, cartilhas e panfletos com informações sobre a Carreira, Campanha do Novo Fundeb, Pauta de Lutas da Campanha Salarial de 2018 e material específico para os aposentados.
A luta é em todo lugar!
No primeiro dia da Assembleia Geral, o vice-presidente do Sindicato APEOC, Reginaldo Pinheiro, encontrou os profissionais da Educação de Baturité. O representante de Fortaleza, Mikaelton Carantino, e a vice-presidente regional, Leine Rocha, também acompanharam o debate. Helano Maia, secretário-geral da entidade, começou os trabalhos no município de Boa Viagem. O assessor Kim Lopes integrou a comitiva e mobilizou os professores e funcionários durante o debate das pautas.
Em todos os encontros realizados, a categoria aprovou as diretrizes propostas pelo Sindicato APEOC. Os eixos da Campanha Salarial 2018 abrangem reivindicações e melhorias na remuneração e carreira, valorização dos profissionais da Educação, financiamento público para o setor tanto em nível estadual quanto federal, e a revitalização do ISSEC. O Sindicato APEOC tem batalhado pela categoria de todo o estado e conta com a participação de todos os seus filiados na luta por melhorias para todo o Magistério.
Para saber a programação dos encontros e conhecer a Pauta de Lutas, clique AQUI.