O Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Moreira Campos, localizado em Parangaba, Fortaleza, comemora este mês, 11 anos de atividades. A unidade de ensino atende cerca de 3 mil jovens e adultos. No final de junho, alunos, professores e núcleo gestor vão participar de atividades festivas na escola, onde as aulas acontecem de forma presencial, à distância ou são reinventadas através de projetos desenvolvidos fora da unidade de ensino.

Como no último dia 13 de maio, quando os alunos conheceram a cidade de Redenção, no interior do Estado. Na data em que é comemorado o dia da libertação dos escravos no Brasil, os estudantes do Ensino Fundamental e Médio, do programa PREVEST e do Programa de Atendimento à Pessoa Idosa, tiveram a oportunidade de ver e aprender sobre a história dos negros através da visita ao Museu Senzala do Negro Liberto.

De acordo com a diretora do Ceja, Márcia Albuquerque, além de refletir a respeito da nossa história, foi um momento para entender que o 13 de maio representou para os negros a libertação de direito, mas de fato, esta parcela da população ainda sofre o preconceito e a discriminação, acentuados pela falta de oportunidades educacionais, de saúde, de moradia e de trabalho.