A data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 já foi definida. As provas serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou na última quarta-feira, dia 9, que o período de inscrições para o exame será de 21 de junho a 9 de julho, via internet. Para efetuar a inscrição, o aluno deve informar o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), obrigatório. Os alunos de escolas públicas são isentos da taxa de inscrição no valor de R$ 35,00. As pessoas que necessitam de atendimento especial devem fazer o pedido no ato da inscrição.

As provas terão a mesma estrutura do ano passado com 180 questões de múltipla escolha e uma redação. A novidade do Enem 2010 é a inclusão de questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol) na área de linguagens e códigos.

No dia 6 de novembro, primeiro dia do exame, os alunos farão questões de Ciências da Natureza e Humanas. A prova começa às 13h e vai até as 17h30. No dia seguinte, 7 de novembro, das 13h às 18h30, será a vez das questões de matemática, linguagens e códigos e redação.

Na última quarta-feira, também foram divulgadas, no Diário Oficial da União, as regras do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os alunos interessados em concorrer a uma bolsa para o segundo semestre de 2010 devem realizar a inscrição pela internet entre os dias 15 e 19 de junho.