Foto: Rosana Vilas Hoje, 25 de março, é o último dia do Congresso da Confederação dos Educadores Americanos, que está sendo realizado em São Paulo.

Convidado para palestrar no evento, o professor Moacir Gadotti, autor do livro “Educar para um outro mundo possível”, ressaltou a importância de trabalhar com educação.

“Educar é apontar um caminho para um mundo sustentável, justo e produtivo, onde todos possam viver plenamente e realizar seus sonhos”. Para ele, a esperança é um dos fatores que movem o educador. “Nós sempre como educadores temos que trabalhar com a esperança. Mas na esperança não de quem espera, mas na de quem luta. Portanto, a pedagogia da esperança tem que ser sempre associada a uma pedagogia da luta”, afirmou.

Em reunião, no dia 22 de março, que antecedeu o início do Congresso, o secretário da Confederação dos Educadores Americanos, Fernando Rodal destacou a importância do evento. Para ele, é necessário que a educação acompanhe o desenvolvimento econômico pelo qual o Brasil e a América Latina passam. “Houve um grande desenvolvimento econômico nos últimos anos sem dúvida e é desafio da educação acompanhar este desenvolvimento. A educação ainda tem muitas demandas para cobrir, não só no Brasil, mas na America latina toda”, comentou. (Confira nosso programa de rádio sobreo Congresso aqui )

Apoiam o Congresso a CNTE, a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (FASUBRA), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE), Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional (SINASEFE), Sindicato Nacional de Trabalhadores da Educação no México (SINTE) e a Confederação dos Educadores Americanos (CEA).  

(CNTE, 25/03/11)


NOTA SINDICATO:

O Sindicato APEOC está representado no evento por seu Secretário Geral, Juscelino Linhares, que também é Dirigente Nacional da CNTE.