contracheque

Facilidades da consulta pela internet e nos terminais bancários

Muitos servidores do estado do Ceará têm se queixado da dificuldade em obter seu extrato de pagamento por meio eletrônico (internet).

Estes servidores  reclamam do site da Secretaria de Planejamento e Gestão-SEPLAG, que nem sempre atende à consulta.

Já os servidores do município de Fortaleza ainda não dispõem da emissão do extrato pela internet, feito diretamente pela Prefeitura, tendo que aguardar que chegue à escola.

Muitos não sabem, mas o servidor público estadual e o municipal podem emitir seu contracheque ou extrato de pagamento 24 horas por dia por meio dos caixas eletrônicos e pela internet.

Os servidores estaduais têm, nos caixas eletrônicos do Bradesco, a opção “Comprovante Salarial”.

Para chegar a esta opção, o servidor estadual vai clicando em “Próximo Menu” até chegar na opção desejada (“Comprovante Salarial”).

Para o servidor, que tem seu salário depositado no Banco do Brasil, é preciso clicar em “Menu Principal” depois em “Extratos” depois em “Outros Extratos” e, finalmente, em “BB contracheque”. O terminal vai solicitar a identificação (matrícula e CPF), o mês e o ano do contracheque.

Para os servidores de Fortaleza, em recente consulta ao serviço, realizada no mês de março, o mesmo não estava disponível – fato que causa surpresa, pois o serviço era ativo no ano passado.

O Sindicato APEOC reivindica à Prefeitura de Fortaleza a disponibilidade do serviço – a prefeitura só precisa enviar os dados dos seus servidores ao Banco do Brasil. A cobrança foi formalizada na última audiência com a Secretaria Municipal de Educação.

Caso essa seja a situação em seu município, solicite informações do funcionário do próprio Banco ou fale com seu gerente ou com o setor de pagamento de sua prefeitura.

Denuncie ao seu sindicato qualquer impedimento sobre o acesso ao serviço de extrato eletrônico! O extrato de pagamento é um direito do trabalhador!

São informações simples que os bancos, que lucram muito com o crédito do salário do servidor e os órgãos pagadores, deveriam informar.

Contatos úteis:

  • Prefeitura de Fortaleza
    http://www.fortaleza.ce.gov.br/contato
  • Estado do Ceará
    Contato via Telefone – Central de Atendimento SOU (Sistema de Ouvidoria)
    Ligue 155 de segunda a sexta das 8h às 17h. Para atendimento Especial (preferencialmente idoso ou deficiente) ligue 0800 275 0022, de segunda a sexta das 8h às 17h.
  • Contato via Internet – Sistema de Ouvidoria
    – Acesse aqui o SOU para cadastrar ou consultar sua manifestação. Você será redirecionado para o Sistema de Ouvidoria-SOU.
    – Ouvidoria BB – 0800 729 5678
    – Bradesco: Ouvidoria 0800 727 9933
    – Ouvidoria Banco Central