foto.escola.jaime .31A Presidenta da República Dilma Roussef inaugura terça (02/04/2013), às 16h, juntamente com o Governador Cid Gomes, a Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Jaime Alencar de Oliveira, localizada na Avenida Rogaciano Leite s/n (esquina com Rua Cosme Benevides de Freitas), bairro Luciano Cavalcante. Atualmente estão em funcionamento no Ceará 90 EEEPs com aproximadamente 30 mil alunos matriculados, na capital e no interior.

No ato de inauguração da escola, o Presidente do Sindicato APEOC, Prof. Anízio Melo, fará entrega de documento à Presidenta Dilma com reivindicações por mais financiamento para a Educação Pública, como: 100% dos Royalties do Petróleo, 10% do PIB, 50% do Fundo Social do Pré-Sal, Nacionalização da Carreira do Magistério, e Valorização dos Aposentados.

Essa nova unidade de ensino educacional e profissional é denominada de Jaime Alencar de Oliveira, como assim estabelece lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE), após apreciar projeto de lei da iniciativa do então deputado estadual Artur Bruno. A propositura, que presta homenagem póstuma ao professor Jaime Alencar, será sancionada pelo Chefe do Poder Executivo na solenidade de inauguração da escola com denominação in memoriam a esse inesquecível educador cearense: Jaime Alencar de Oliveira.

A unidade de ensino tem capacidade para receber até 540 alunos, em tempo integral, nos cursos técnicos de Produção de Áudio e Vídeo, Desenho de Construção Civil, Eletromecânica e Informática. Em 2013, dará início ao ano letivo com 180 estudantes matriculados no 1º ano. Os cursos ofertados têm duração de três anos e o estudante também tem acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado. O aluno permanece das 7 às 17 horas, com aulas em disciplinas do currículo do Ensino Médio e do curso que escolheu.

Prof. Jaime Alencar de Oliveira faleceu em 28 de novembro de 2009, em plena atividade profissional dedicada à educação e aos educadores da rede pública de ensino.

Foram mais de 50 anos de dedicação ininterrupta e exclusiva ao magistério público cearense e brasileiro realizando tarefas com profunda afeição às diretrizes políticas vinculadas ao Sindicato APEOC, instituição em que prestou inestimáveis serviços como assessor e presidente, local em que nele se intensificou o ideal de servir sem ser servido.

Como “apóstolo da educação”, Prof. Jaime Alencar percorreu, palmo a palmo, todo o território cearense, plantando a necessidade de conscientização política: do direito de ter direito à educação com qualidade social, na melhoria do ensino e pela contínua valorização do profissional educador.

Não deixou de conhecer uma só escola da rede pública cearense, estimulando a missão do ser profissional educador competente e capaz de defender seus direitos. Muito – muito antes! – de se falar em piso nacional dos professores no Congresso Nacional, Prof. Jaime Alencar já despertava a necessidade de se lutar em defesa desta causa. Nenhuma vitória dos profissionais do magistério do Ceará (e do Brasil), da rede pública, e nos últimos 50 anos, foi conquistada sem a efetiva participação do inesquecível e eterno Prof. Jaime.

A homenagem que ora se presta ao Apóstolo da Educação, Jaime Alencar, é eternamente gratificante à história da educação no Ceará e louvável reconhecimento ao imenso legado por ele deixado às futuras gerações, como exemplo do ser professor e líder sindical sem perder a ternura e, quando necessário, radicalizar em defesa da educação e dos seus profissionais.

Professor Jaime Alencar será imortalizado, ainda mais, por esta Escola Estadual de Educação Profissional que recebe o seu nome. Todos, a família do homenageado, os profissionais do magistério (professores e servidores) da rede pública de ensino, a direção do Sindicato APEOC agradecemos àqueles que, direta ou indiretamente, contribuíram para a realização desta honraria ad perpetuam ao professor Jaime Alencar de Oliveira.

Projeto de Lei aprovado na Assembleia Legislativa em abril 2010

Dia 14 de abril de 2010, a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, em sessão plenária, projeto de lei do deputado Artur Bruno que denomina Professor Jaime Alencar de Oliveira, escola estadual de ensino profissional. Na ocasião, o parlamentar declarou que “a iniciativa é uma homenagem ao educador e sindicalista, que teve atuação marcante para a educação pública do Estado.”

Serviço:
Inauguração da Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar de Oliveira
Data: 02/04/2013 – Horário: 16 horas
Endereço: Av. Rogaciano Leite s/n (esquina com Rua Cosme Benevides de Freitas), bairro Luciano Cavalcante.