Na última quinta-feira, dia 18, representantes do Sindicato APEOC visitaram a Escola Estadual de Ensino Fundamental General Cordeiro Neto, no bairro Vila União, em Fortaleza. Os sindicalistas, Sérgio Bezerra, da Assessoria Jurídica da APEOC, e o assessor da presidência, Kim Lopes, em nome do Sindicato APEOC externaram preocupação da entidade sindical, em face de informações divulgadas pela imprensa, denunciando que a Escola Cordeiro Neto teria suas instalações cedidas a outra unidade de ensino privado, após permuta negociada pelo governo do Estado para atender as instalações do Metrô VLT (veiculo sobre trilhos).

Apesar da importância e da necessidade social da obra, a comunidade tem fortes argumentos para contestar a permuta, tendo vista a existência histórica da Escola Cordeiro Neto no Bairro Vila União, em mais de 40 anos e ainda com mais de 700 alunos matriculados. Qualquer mudança é prejudicial aos que residem nas proximidades, além de uma redistribuição dos discentes e dos docentes para outros estabelecimentos, interrompendo desta maneira o processo pedagógico existente.

Em face dessa situação anormal, o Sindicato APEOC entende que existem canais outros que poderão ser negociados sem que seja necessário fechar as portas de uma escola que fez e faz história no Bairro Vila União.