banco central fortalezaDevido às inúmeras reclamações feitas pelos nossos sócios em razão dos empecilhos criados pelos Bancos Bradesco e PanAmericano para fornecer os boletos de quitação de dívidas, o Sindicato APEOC denunciou a situação ao Banco Central do Brasil (BCB). Em resposta, o Banco Central repassou as seguintes orientações que devem ser seguidas pelos clientes do banco no momento da solicitação não só do boleto de quitação de dívidas, como também, contratos, recibos, extratos, comprovantes e outros documentos relativos a operações e a serviços prestados.

Procedimento que o cliente deve tomar:

  1. Peça o extrato do saldo devedor e, em seguida, o boleto de quitação por escrito em duas vias e entregue no banco prestador do serviço;
  2. Exija que o banco firme por escrito um prazo tempestivo para entregar o boleto de quitação (sugestão entre 01 dia e 07 dias).
  3. Caso o banco não cumpra o prazo, faça uma reclamação à Ouvidoria do próprio banco, caso faça por telefone anote o número do protocolo.
  4. Se no máximo em 15 dias o banco não fornecer nenhuma resposta se dirija ao Sindicato APEOC para encaminharmos o caso ao Banco Central e ao DECON-CE.
  5. Por fim, é de suma importância que o cliente leia o conteúdo da Resolução Nº 3.694 do Banco Central do Brasil para melhor esclarecer o assunto.
  6. Segue abaixo um modelo de Carta de Solicitação de Boleto de Quitação de Dívida.

Por fim, é de suma importância que o cliente leia o conteúdo da Resolução Nº 3.694 do Banco Central do Brasil para melhor esclarecer o assunto.


[Local], [dia] de [mês] de [ano].

Sr. Gerente:

Eu,_______________________________________________________________, com base no Art. 1º, incisos I e II, da Resolução 3694 do Banco Central do Brasil, venho pelo presente solicitar o BOLETO DE QUITAÇÃO DE DÍVIDA referente ao contrato de nº __________________ celebrado entre o solicitante e o Banco ___________________.

Atenciosamente,

Nome do cliente.