Cartaz racismo final jpg.300xO Sindicato APEOC, como instituição atuante nos mais diversificados setores da comunidade e da educação, participa das mais diversas frentes, a exemplo da que combate o racismo.

O professor Anízio Melo, presidente do Sindicato APEOC, declara que o sindicalismo moderno deve incorporar essa agenda da sociedade, como compromisso de uma Educação engajada na superação de tal problemática.

Quinta-feira, 20 de novembro, o Coletivo de Raça e Etnia do Sindicato APEOC – nosso coletivo antirracismo -, celebra com a CUT-CE (Central Única dos Trabalhadores), o Dia Nacional da Consciência Negra e o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares, com agenda de debates e caminhada nas ruas do centro de Fortaleza. A concentração será a partir das 15 horas, na Praça do Carmo (Centro), encerrando-se na Praça do Ferreira, com ato e apresentações culturais envolvendo diversos movimentos sociais.

No Ceará, o Sindicato APEOC e a CUT-CE somam forças à campanha “Basta de racismo no trabalho e na vida”, da CUT Nacional, campanha lançada na 14ª Plenária Nacional da Central e também nas ações de Desenvolvimento Regional (Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste).

Sindicato APEOC e CUT-CE também permanecem fiéis ao princípio de não compactuarem com qualquer forma de discriminação e continuam na rua e na luta para banir o preconceito e o racismo do mundo do trabalho.

Programação do Dia da Consciência Negra e Dia de Zumbi:

  • 8h30min – Abertura do Seminário: “Racismo Nunca Mais”, na sede da CUT-CE. Rua Solon Pinheiro, 915 – bairro José Bonifácio.
  • 9h – Mesa de Debates: “O Extermínio da Juventude Negra”. Debatedores: Geyse Anne da Silva, militante do Coletivo ENEGRECER; e Felipe Benevides, integrante do Levante Popular da Juventude.
  • 10h30min – Aula-show: “Brincando e Desconstruindo o Racismo”. Palestrante: professor Valmir de Almeida, escritor, radialista e professor, com especialização em história afro-brasileira.
  • 12h – Lançamento do Livro: “O Racismo no Futebol”, publicado pela Federação dos Trabalhadores em Processamento de Dados (Fenadados).
  • 13h – Encerramento do Seminário.
  • 15h – Caminhada “Basta de Racismo, Na vida e No trabalho” (concentração na Praça do Carmo, bairro Centro)

130 anos da Abolição da Escravatura no Ceará e Centenário de Dragão do Mar!