O Ministério da Educação confirmou o nome da reitora da Universidade Federal do Estado do Rio, Malvina Tania Tuttman, como nova presidente do Inep (Instituto de Pesquisas do Ministério da Educação). Ela substitui Joaquim José Soares Neto, que havia pedido para deixar o cargo.

O Inep é responsável pela aplicação do Enem, exame nacional que, sob a direção de Neto, teve problemas com impressão de provas, erros no cabeçalho, suspeita de vazamento, entre outros.

Neto já havia pedido ao ministro Fernando Haddad, da Educação, para sair antes das últimas dificuldades com o Sisu – sistema sob gestão direta do MEC que seleciona universitários via Enem.

Outra alteração no MEC será a criação de uma secretaria para tratar especificamente da regulação de cursos superiores, a ser comandada pelo professor da USP, Luiz Fernando Massoneto.

Já o deputado federal Carlos Abicalil, que em 2009 foi convidado pelo Sindicato APEOC para participar de audiência pública na Assembleia Legislativa, vai ocupar uma nova secretaria, que tratará das relações com as redes municipais e estaduais.

A Secretaria de Educação Especial será incorporada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. A nova titular será Cláudia Dutra, ex-titular da Educação Especial.

A Secretaria da Educação Básica vai incorporar a Secretaria de Educação a Distância e permanecerá sob o comando de Maria do Pilar Lacerda.