Os servidores da educação do município de Chorozinho paralisaram suas atividades na manhã desta terça-feira (01/04/2014) para protestar contra algumas atitudes tomadas pela administração municipal. Dentre as reclamações dos manifestantes estão o descumprimento, por parte da administração, da negociação e Lei que fundamentam o pagamento das remunerações de dezembro de 2012, a falta de um calendário de pagamento e seriedade e compromisso nas negociações.

A manifestação ocorreu de forma totalmente pacífica, percorrendo a Avenida Raimundo Simplício de Carvalho (principal avenida de Chorozinho) até o Paço Municipal. No entanto, mesmo com o movimento sendo traçado de forma pacífica, os servidores da educação se depararam com uma barreira policial isolando a frente da prefeitura, só liberada após diálogo com os policiais.

Após esse momento de repressão, a Secretária de Educação de Chorozinho, Sra. Cristiane Couto, aceitou receber uma comissão do Sindicato APEOC encabeçada pelo professor Alessandro Carvalho e o Dr. Ítalo Guerreiro para negociar uma solução para o impasse. Na reunião ficou esclarecido que a prefeitura teria pago as parcelas de Nº 8 e 9 das remunerações de dezembro de 2012 dos professores (a parcela Nº 09 estará disponível amanhã). O Sindicato, por sua vez, reivindicou o pagamento da parcela para os demais servidores da educação e a secretária afirmou que iria fazer esforço para quitar a dívida com os demais servidores.

Quanto à questão do calendário de pagamento, a responsável pela pasta da educação afirmou não haver possibilidades financeiras de implantação de uma data fixa. Em contrapartida, o Sindicato APEOC pediu pressa na disponibilização dos dados financeiros para avaliar a referida condição e informou que os municípios vizinhos todos tem calendário de pagamento.

Como encaminhamento final, a prefeitura assumiu o compromisso de disponibilizar os dados financeiros, fazer o esforço para cumprir o que ficou estabelecido na negociação anterior, a saber, as parcelas dos servidores da educação, e montar novamente uma mesa de negociação para resolver a questão do calendário de pagamento.

Diante do exposto, o Sindicato APEOC ressalta a importância do movimento e exige compromisso da gestão nas negociações. A CATEGORIA PERMANECE UNIDA E VIGILANTE!!!