O Ceará também acompanhou a tendência nacional, passando de 28 mil professores sem ensino superior para 31 mil.

Dados do Censo Escolar do Ministério da Educação 2009 dão conta de que 36,1% dos docentes das escolas públicas e privadas cearenses não possuem formação superior, contrariando as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, aprovada há 14 anos.

O número de professores que lecionam nos ensinos infantil, fundamental e básico sem formação superior aumentou nos últimos três anos, passando de 594 mil para 636 mil em todo o País. O Ceará também acompanhou a tendência nacional, passando de 28 mil professores sem ensino superior para 31 mil.

A pesquisa foi realizada em 9.458 escolas públicas e privadas credenciadas no Estado. O Ceará, no entanto, é o segundo no ranking dos estados com menos professores sem diploma superior, atrás apenas de Sergipe. Nacionalm ente, o Ceará ocupa a 13º posição entre os estados com maior percentual de professores sem ensino superior.

Paralelamente aos dados revelados pelo Ministério da Educação, e diretamente relacionadas a eles, há as informações do Programme for International Student Assessment, um programa internacional de avaliação comparada que tem por finalidade a produção de indicadores sobre os sistemas educacionais a partir do desempenho dos estudantes, que mostram, em testes aplicados em 2006, em todo o Brasil, que mais 70% dos alunos com 15 anos de idade não dominam as operações básicas da Matemática, e 55% deles têm sérias dificuldades com leituras básicas.

A fórmula do sucesso já é conhecida: passa pelo aumento do salário dos professores, aliado a uma formação acadêmica mais sólida, vinculado a um melhor preparo profissional e a otimização das condições de trabalho, ou seja, provir as instituições de ensino – principalmente as públicas – da infraestrutura necessária para a prática plena do ensino.

Fonte: Estado Editoria: Opinião Data: 03/08/10