greve palhano 02092015 1.pOs profissionais da educação do município de Palhano realizaram Assembleia Geral e decidiram pela continuidade da greve, que já dura 7 dias.

Diante da pressão continuada do Sindicato APEOC, dos professores e servidores, a Prefeitura pagou o salário do mês de junho e 1/3 de férias, porém ainda ficou devendo os meses de julho e agosto aos educadores do Ensino Fundamental e demais servidores da educação; e o mês de agosto aos profissionais da Educação Infantil. A Prefeitura de Palhano tem ainda dívida com os prestadores de serviços desde o início de 2015.

O Presidente da Comissão Municipal do Sindicato APEOC de Palhano, APEOC Palhano, Prof. Josimar Domingos, declarou que “Tal situação (a do não pagamento dos salários dos trabalhadores em educação de Palhano) não é de agora. Pela 3ª vez a categoria entra em greve (em 2007 e em 2013 houve greve). Chegamos à greve porque a situação é crítica, lamentável! Os recursos do FUNDEB não diminuíram e nem deixaram de entrar no caixa da Prefeitura de Palhano. Os profissionais da educação estão passando muitas necessidades com seus salários atrasados!”

O Vice-Presidente Estadual do Sindicato APEOC, Professor e Advogado Reginaldo Pinheiro, afirma que “a conduta de atrasar o pagamento de salários tem sido recorrente na gestão municipal de Palhano, agravando-se em 2015. A Prefeitura fere os direitos trabalhistas, fere o Artigo 7º, Inciso X, da Constituição Federal, que protege o salário na forma da lei, constituindo crime sua retenção. Ademais o atraso no pagamento da remuneração mensal vem comprometendo o sustento do trabalhador e de sua família.”

Nosso Vice-Presidente Estadual ainda assevera: “A conduta reiterada da Prefeitura no atraso de salários configura dano moral aos servidores da educação de Palhano, pelo sofrimento, angústia, incerteza, humilhação, constrangimento que vem causando ao trabalhador. Afrontando a dignidade do profissional da educação, especialmente pelo recebimento de comunicados de inclusão dos nomes dos servidores nos órgãos de proteção ao crédito, a exemplo do SPC e SERASA.”

O Sindicato APEOC, portanto, está tomando todas as medidas jurídicas para proteger os direitos dos professores e servidores da educação de Palhano.

Assembleia Geral ocorreu na manhã de quarta-feira (02/09) no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Palhano, e contou também com os trabalhos jurídicos do Advogado Ítalo Bezerra, do Corpo Jurídido de nossa instituição sindical.

O Sindicato APEOC Estadual e Municipal e os profissionais da educação do município, ainda na quarta-feira (02/09), foram à Secretaria de Educação de Palhano; concederam entrevista à Rádio Canoa de Aracati; e articularam novo encontro com o Promotor de Justiça Clayton Sena de Medeiros; depois se reuniram com alunos e pais na Escola José Nunes Sobrinho, na comunidade de Barbada.

Sindicato APEOC: Juntos, somos mais fortes!