Na noite de sábado, dia 28/03, tomou posse a nova diretoria do Sindicato APEOC, eleita no último dia 24 de fevereiro.
Além dos profissionais da educação também prestigiaram a solenidade representantes de outras instituições sindicais, parlamentares e estudantes.
O professor Anízio Melo, reeleito presidente para um segundo mandato, 2015-2018, em seu pronunciamento, declarou que as ações do Sindicato APEOC já extrapolaram os limites territoriais do Ceará. Hoje, indiscutivelmente, o Sindicato APEOC é uma instituição nacionalmente respeitada e com excelente articulação entre as demais instituições dos profissionais da educação em todas as regiões do país.
Para chegar a esse patamar, o Sindicato APEOC estabeleceu memoráveis bandeiras de luta, tais como Defender a aplicação dos recursos oriundos dos Royalties do Petróleo (Pré-Sal) para a manutenção e desenvolvimento da Educação Básica e para a Valorização dos Profissionais da Educação; Defender a Nacionalização da Carreira articulada com municípios, estados e União; e Defender a democracia e a soberania nacionais.
Anízio Melo também afirmou que “o Piso Salarial, Fundeb, Cotas, Enem, Fies, Prouni, 1/3 de Planejamento são avanços nascidos e ungidos pela democracia, numa perspectiva do papel do Estado como indutor de políticas públicas que garantam um processo de desenvolvimento orientado para a inclusão com distribuição de renda e conhecimento.”
E complementou: “Reconhecer nossas conquistas é fundamental para colocar na ordem do dia a necessidade de uma articulação ampla, geral e irrestrita com a classe trabalhadora e suas representações: sindicais, partidárias, religiosas, estudantis, de pais etc. Tenho orgulho e fé na minha categoria. Nossa pauta tem que ser do tamanho da importância da escola pública, do tamanho do Brasil e ancorada na história de resistência ao imperialismo.”
Ainda no sábado, dia 28/03, ocorreu a primeira reunião da nova diretoria do Sindicato APEOC, gestão Na Direção Certa, que aprovou a Resolução “Nenhum Passo Atrás na Democracia, Soberania e Valorização dos Profissionais da Educação!”
“A gente não quer só o piso! A gente quer o piso, carreira e dignidade!”
Nova Diretoria do Sindicato APEOC (clique para conhecer)