O Plantão da Educação em frente ao Palácio da Abolição nesta quarta-feira (25) levou o dia inteiro, até que no final da tarde, o chefe da Casa Civil do governador Camilo Santana, Flávio Ataliba, e o secretário de relações institucionais, Nelson Martins, receberam uma comissão composta pelo presidente da APEOC, Anizio Melo, e representantes das comissões de aprovados no Concurso da SEDUC, Germano Uchôa, dos professores da Ampliação Definitiva, Marcos William, e dos aprovados do Concurso da EMATERCE, Valéria Ramos.

Em pauta:
– Convocação de todos(as) aprovados(as) no Concurso para professor(a) da SEDUC: O chefe da Casa Civil informou que estão sendo realizados estudos entre SEPLAG e SEFAZ, para bater com os números fechados entre o Sindicato APEOC e SEDUC, com as projeções dos impactos para a convocação imediata dos 2.500 professores(as) aprovados(as). Relatório será entregue ao governador Camilo Santana, para definir o total de professores a serem convocados em janeiro de 2021. A APEOC defende a convocação de todos(as), e de imediato os 2.500 aprovados.

– Ampliação Definitiva de Carga Horária: De acordo com o secretário da Casa Civil, será dada agilidade ao processo para garantir a efetivação das Ampliações. Lembrando que as vagas de ampliação não interferem na convocação dos aprovados no concurso.

– PVR Permanente: O governo já enviou para a Assembleia Legislativa a mensagem da Lei que efetiva a PVR permanente, beneficiando todos os professores da rede estadual, e o Sindicato APEOC já acompanha de perto a tramitação, fazendo as articulações necessárias para a aprovação da mensagem o mais rápido possível.

– Precatórios do FUNDEF: Anízio Melo cobrou celeridade na composição da Comissão que tratará da destinação dos recursos, fato inédito no país. A APEOC defende que 60% sejam destinados à valorização do Magistério e 40% para a manutenção da rede de ensino e pagamento de funcionários.

Para o presidente Anízio Melo, foi importantíssimo o plantão em frente ao Palácio da Abolição. “A nossa insistência e persistência garantiram um contato direto com os secretários Flávio Ataliba e Nelson Martins, para definir a reunião no mês de dezembro com o governador, onde esperamos que Camilo Santana dê uma resposta concreta quanto a convocação dos aprovados e efetivação das pautas pendentes”, enfatizou Anizio.