Segundo a Apeoc, a realidade é a mesma para a rede pública municipal e estadual

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) apontam que 500 mil professores em todo o país dão aulas sem formação ideal, considerando-se apenas a inadequação dos docentes que já possuem diploma de curso superior. Pior ainda: é comum encontrar professores que têm apenas o ensino médio dando aulas de todas as matérias nas séries iniciais do ensino fundamental.

As secretarias de Educação do município de Fortaleza e do Estado argumentam que esses profissionais são em pequena quantidade na rede pública e que não chegam a 5%¨do total de docentes. Mas especialistas e os profissionais da área discordam dos dados e afirmam que ainda é grande o número de professores que dão aulas em disciplinas diferentes das quais são graduados.

A região Nordeste é a que possui mais professores sem diploma de ensino superior ou com formação de magistério. Somados, os nove estados da região contabilizam 64.651 profissionais sem graduação.

Para o coordenador de ensino fundamental e médio do Município, Arlindo Araújo, Fortaleza não acompanha esta estatística. Ele afirma que 97% dos professores são qualificados.

Mas para o vice-presidente do Sindicato Apeoc, Reginaldo Pinheiro, o número de professores não qualificados na rede municipal de ensino é grande e o problema também se repete na rede estadual.

Para Reginaldo, o que agrava ainda mais a qualidade do ensino é a inadequação de professores em relação às suas formações acadêmicas de origem. Ou seja, professores formados em determinadas áreas atuando em outras.

O professor Idevaldo Bodião afirma que iniciativas adotadas pelas três esferas de poder são paliativas e sem grandes alterações para as futuras gerações. A continuar assim, acredita o educador, daqui a cinco ou dez anos a situação do ensino não estará muito diferente do que vemos atualmente em termos de qualificação dos professores.

Bodião apresenta como motivos, os baixos salários e a pouca valorização social da profissão. Segundo ele, enquanto não houver uma mudança de postura dos governos com aumento substancial dos investimentos, a educação brasileira não vai ter resultados significativos na próxima década.

Fonte: site da TV CIDADE FORTALEZA