O projeto de indicação de autoria do deputado Welington Landin (PSB), aprovado em 2009, inclui a disciplina Educação Agroecológica nas escolas estaduais do ensino fundamental e médio localizadas na zona rural dos municípios do Estado. A disciplina será inserida junto as disciplinas convencionais, fazendo com que se resgate a valorização do saber popular juntamente com o conhecimento instrumental técnico-científico, facilitando a convivência com as condições do semi-árido, explica o autor.
Quanto à metodologia a ser aplicada, o projeto propõe que as escolas incluam na proposta pedagógica, blocos temáticos sobre agroecologia, saúde, humanismo, cultura, comunicação e organização comunitária. O objetivo é ensinar as novas gerações a valorizar a terra, utilizar tecnologias apropriadas à convivência com o semi-árido, viver em comunidade com solidariedade, priorizar a saúde preventiva, valorizar a cultura como identidade pessoal e comunitária e aceitar a natureza como fonte de vida.
Ainda pelo projeto, também deverão ser desenvolvidas aulas práticas de agroecologia, que envolvem atividades normais ao cotidiano da agricultura familiar e introduza novos aprendizados como reciclagem e aproveitamento de materiais, atividades artísticas, recreativas e esportivas.
O projeto de indicação, mesmo aprovado na Assembléia Legislativa, para entrar em vigor terá que ser acatado pelo governador e enviado em forma de mensagem para votação naquela Casa, já que dispõe sobre tema de iniciativa exclusiva do Poder Executivo.