2012.06.20.SDC12594A CUT-Ce e o Sindicato APEOC enviaram representação para participar da Cúpula dos Povos no Rio de Janeiro. No dia 20/06 ocorreu uma grande marcha dos movimentos sociais e das centrais sindicais no centro do Rio de Janeiro, o evento contou com mais de 50 mil militantes das mais variadas nacionalidades e organismos políticos e sociais.

O Sindicato APEOC participou do evento para afirmar que a defesa de um mundo sustentável está diretamente relacionada ao direito à educação. Garantir que a sociedade avance na construção de um novo modelo de desenvolvimento pautado na igualdade, liberdade e sustentabilidade, deve ser a tônica da formação das nossas crianças e jovens.

2012.06.20.SDC12578A Cúpula dos Povos realizou-se pela afirmação autônoma dos movimentos sociais organizados que rechaçaram o processo anti-democrático conduzido pelas delegações governamentais que participaram da RIO+20. A ausência de diálogo dos governos com a sociedade civil foi tônica da chamada conferência oficial.

A democracia foi o fundamento que pautou a realização da Cúpula, todos os movimentos participaram da concepção do evento, com seus respectivos atos públicos e atividades. O pluralismo e a livre expressão pautaram o cotidiano político do encontro, com a garantia da unidade na luta por caminhos alternativos e contra-hegemônicos para o desenvolvimento global.  

2012.06.20.SDC12597Na Cúpula dos Povos, o Sindicato APEOC fez intervenções no sentido de afirmar a pauta da educação e sua relação direta com questões centrais evidenciadas nos espaços de debate do evento. Garantir mais investimentos em educação para formação e valorização do magistério, constitui elemento primordial na afirmação das mediações necessárias entre a educação e a pauta da sustentabilidade.