sala.aulaPara a maioria das pessoas Escola Pública é sinônimo de violência, alunos e professores desmotivados, pobreza , situação precária e baixo rendimento em todos os sentidos. Essa realidade não é completamente verdadeira há, sim, exceções e a vivência da educação nos prova que estes personagens estão dispostos a mudar se derem–lhe chances de provar sua capacidade, interesse e conhecimento que são despertados na medida em que se leve a sério a condição e o papel do ensino público.

A Escola Pública é sim eficiente, quantos cidadãos aí não estão em função do apoio que tiveram do velho professor que levava crianças a pensar? Quantos jovens não mudaram sua vida pela palavra amiga de uma velha e doce professora ? Quantos meninos não saíram de sua condição de pobreza em função da mão amiga daquela diretora que abria o coração e a vida para abrigar crianças pobres que precisavam de escola.

 

Na virada do milênio sabemos que é urgente fazer algo pela educação pública , é preciso que a sociedade descruze os braços e cada cidadão em seu setor de trabalho abrace firmemente a escola pública não esquecendo do papel dos Governos que devem dar condições de trabalho nas escolas com democracia ativa, com participação de todos , com salários dignos e com condições adequadas de trabalho não apenas materiais, mas sobretudo , de apoio às iniciativas dos professores que devem ser valorizados por sua criatividade e seu interesse pelo desenvolvimento de seus alunos. Não se pode acreditar na educação quando as escolas são apenas objeto de pesquisa das Universidades sem ação efetiva no sentido de mudar a realidade, pois o caos já existe , mas as soluções são poucas.

É importante que artistas, cantores, profissionais de teatro, atletas, profissionais de moda, profissionais de estética, industriais, empresários e outras pessoas que tenham o sentido da partilha adentrem ao espaço escolar e contribuir com o crescimento da escola pública sempre no sentido da formação , da contribuição com palavras e no crescimento dos jovens que estão na escola. Não podemos deixar que a droga, a perversão e a violência tomem conta do espaço escolar, pois é importante entendermos que os jovens que se deixam tragar pela violência são de certa forma expulsos da escola uma expulsão que tem a ver simplesmente com a negação de uma qualidade , de um sentido de atração de uma escola, que vá além das burocracias e que seja realmente atraente. Quem fecha escolas , com certeza estará propiciando o surgimento de presídios…

Fonte: Jornal o Estado