release lgbt.pREUNIÃO DO COLETIVO NACIONAL LGBT
 
Na última terça-feira, 17 de abril, os companheiros Fernando Henrique e Antoniel  Arruda dirigiram-se para a reunião do Coletivo Nacional LGBT, ocorrido na sede da CNTE, em Brasília. O evento foi promovido pela Secretária de Direitos Humanos da CNTE e teve como pauta:

a) III Marcha Nacional contra Homofobia, que realizar-se-á no próximo dia 16 de Maio em Brasília;

b)Situação dos Coletivos por estado, ações desenvolvidas.

c) Assuntos Gerais.

Foi o primeiro contato com o Coletivo Nacional, o objetivo dessa viagem foi conhecer a realidade da luta pela Diversidade Sexual em outros Estados brasileiros e trazer a bagagem de conhecimentos para implantar o Coletivo pela Diversidade dentro do Sindicato APEOC.

Foram discutidas ações a serem tomadas no próximo dia 17/05/2012, Dia de Luta contra a Homofobia. O tema principal do encontro foi a III Marcha contra a Homofobia – que partirá do Palácio do Planalto seguindo até o Senado onde ocorrerá uma audiência pública no Senado Federal para debater o tema “Homofobia tem cura: educação e criminalização”, seguido de uma vigília no Palácio do Planalto até às 21h em prol da aprovação da PL 122.

O Projeto de Lei da Câmara 122 de 2006 (PL 122), de autoria da deputada Iara Bernardi (PT-SP), tem por objetivo criminalizar a homofobia no Brasil e encontra-se na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal. Nesse sentido, a CNTE solicita aos sindicatos afiliados e companheiros de luta que enviem o maior número possível de pessoas a Brasília para fazer pressão pela aprovação do projeto.

Foi um evento pequeno em duração, mas grandioso em aprendizagem. Os companheiros da APEOC trouxeram material de estudo e divulgação e trocaram experiências para que, a partir desse primeiro contato com o Coletivo Nacional, possam organizar e preparar um Seminário em Fortaleza para implantar o Coletivo Estadual e dar suporte a todos os profissionais da educação e alunos da rede que queiram e estejam dispostos a discutir esse tema ou que necessitem de orientação para lidar com essas questões em sala de aula.